Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Madrugada gelada tem alta chance de neve no Sul do Brasil

Fenômeno deve atingir a Serra Gaúcha e a Catarinense. Meteorologistas também não descartam chuva congelada em Santa Catarina e no Paraná

Cidades|Do R7, com Tempo Agora

Temperaturas podem chegar a marcas negativas nas áreas mais altas dos estados
Temperaturas podem chegar a marcas negativas nas áreas mais altas dos estados Temperaturas podem chegar a marcas negativas nas áreas mais altas dos estados

Uma massa de ar polar que veio da Argentina pode fazer trazer a maior precipitação de neve no Sul do país desde 2013. O estado do Rio Grande do Sul, que registrou nesta quinta-feira (20) mínimas de até -1 ºC, tem a maior a chance de presenciar o fenômeno, que deve acontecer a partir do final da tarde e noite desta quinta-feira (20), e persistir ao longo da madrugada e manhã da sexta (21).

Leia mais: Sul do país tem temperatura negativa e chance real de neve

A previsão é de precipitação entre 2 e 8 cm de neve para a madrugada, principalmente entre a Serra Gaúcha e a Catarinense. Outras regiões também têm mais probabilidade de ver neve: Planalto do Rio Grande do Sul, Planalto Catarinense, Meio Oeste de Santa Catarina, Planalto do Paraná e Campos Gerais do Paraná. 

Leia também

"Ainda assim, não se descarta a chance para chuva congelada misturada com neve entre o norte do Rio Grande do Sul e áreas da região central de Santa Catarina, e também no extremo sul do Paraná", diz Dóris Palma, meteorologista da Somar Meteorologia. 

Publicidade

A expectativa é de frio intenso nos três estados da Região Sul nos próximos dias, começando pelo estado gaúcho. Durante a semana passa, o ar frio deve se espalhar também para Santa Catarina e Paraná.

Apesar das baixas temperaturas, as geadas não serão tão amplas por conta da elevada umidade na região. Mesmo assim, estimam-se mínimas abaixo de -3°C no próximo fim de semana nas áreas mais elevadas dos três estados da região Sul.

A chance de nevar durante a madrugada de sábado e a noite de sexta é bem menor, segundo a meteorologista Dóris Palma. Mas ainda não se descarta que o fenômeno ocorra duas vezes seguidas, também nos pontos altos das Serras Gaúcha e Catarinense.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.