Cidades Manaus vacina hoje quem tem 20 anos ou mais; veja mais 10 capitais

Manaus vacina hoje quem tem 20 anos ou mais; veja mais 10 capitais

Cidade de São Paulo vacina a população com 38 anos; confira a programação da imunização contra covid-19 pelo país

Manaus inicia vacinação de jovens a partir de 20 anos

Manaus inicia vacinação de jovens a partir de 20 anos

Divulgação/Prefeitura de Manaus

O Brasil avança na vacinação contra covid-19, e o país já conta com quase 82 milhões de pessoas imunizadas com a primeira dose — e, dessas, quase 30 milhões também retornaram pare receber a segunda dose. Com isso, algumas capitais iniciam a imunização de novos grupos nesta sexta-feira (9).

A Prefeitura de Manaus, por exemplo, vai iniciar nesta sexta-feira a vacinação da população com 20 anos ou mais. Já na capital paulista, pessoas com 38 anos poderão ir aos postos de vacinação para receber a primeira dose do imunizante.

Confira, abaixo, a programação de 11 capitais para vacinação contra covid-19 nesta sexta-feira.

São Paulo

A capital paulista vai vacinar contra covid-19, nesta sexta-feira, pessoas com 38 anos. No sábado, acontece a repescagem para imunizar todas pessoas com idades entre 38 e 41 anos que perderam o prazo, além de todos os grupos que precisam receber a segunda dose.

A SMS (Secretaria Municipal da Saúde) recomenda que os cidadãos façam o pré-cadastro no site Vacina Já para agilizar o processo de atendimento nas unidades de saúde. A gestão municipal prevê imunizar todos os adultos com primeira dose até a primeira quinzena de setembro.

Rio de Janeiro

Esta sexta-feira segue o processo de repescagem para as pessoas que perderam a data de vacinação para a idade. O período da manhã de sábado termina esse trâmite de imunização no Rio de Janeiro.

Nesta sexta-feira também serão imunizadas as gestantes, puérperas (que tiveram filho nos últimos 45 dias) e lactantes que ainda não foram vacinadas. Elas poderão comparecer ao postos também na próxima quarta-feira (14). 

A gestão municipal destaca que esta é a semana da repescagem, e informa que, no momento, 45% das pessoas internadas com a covid-19 têm entre 40 e 59 anos. "Por isso, é muito importante que todos se vacinem", diz a prefeitura.

Brasília

O Distrito Federal recebe 32,5 mil doses de vacinas nesta sexta-feira. A capital federal vai abrirneste sábado, às 10h, o agendamento da vacinação contra covid-19 para a população de 41 a 59 anos.

O processo de imunização para esse grupo etário deve começar na próxima segunda-feira (13). 

Salvador

A capital baiana vai imunizar contra covid-19, nesta sexta-feira, pessoas com 40 anos ou mais de forma escalonada. Conforme informações divulgadas pela prefeitura, no período da manhã, serão contempladas as pessoas com 41 anos ou mais nascidas até 9 de julho de 1980.

Já no período da tarde, das 13h às 16h, ainda segundo a Prefeitura de Salavador, devem ir aos pontos de vacinação as pessoas com 40 anos ou mais e nascidas até 9 de setembro de 1980.

A gestão municipal informa ainda que a aplicação de segunda doses está suspensa nesta sexta-feira, assim como a primeira dose dos demais grupos prioritários.

Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza informou, na quinta-feira (8), que cumpriu todo o agendamento do lote destinado à aplicação da primeira dose da vacina nesta semana, encerrando o estoque. Por isso, ainda conforme a gestão municipal, não há agendamento nesta sexta-feira para quem ainda vai tomar a primeira dose.

A capital cearense disponibiliza a relação que abrange o público da imunização por idade, com informações atualizadas pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde), e que podem ser acessadas no site da prefeitura.

Belo Horizonte

A capital mineira recebeu novas doses de imunizantes contra a covid-19 e reorganiza o calendário de vacinação. Conforme informações da Prefeitura de Belo Horizonte, a cidade vai imunizar, de forma escalonada, pessoas com idades entre 42 e 44 anos.

Para começar, no sábado, Belo Horizonte vai imunizar pessoas que completaram 44 anos até dia 31 de julho. Na segunda-feira, é a vez da população com 43 anos, completos até dia 31 de julho. 

Manaus

A Prefeitura de Manaus anunciou que vai iniciar nesta sexta-feira a imunizar contra covid-19 a população com 20 anos ou mais. Segundo a gestão municipal, a ampliação da idade, que contempla 20, 21 e 22 anos, contará com aumento da estrutura de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde e do horário de vacinação para garantir celeridade e eficiência na nova etapa.

Ainda conforme a prefeitura, todas as pessoas acima dos 20 anos poderão procurar um dos postos de vacinação, entre 9h e 18h, e se vacinar com a primeira dose apresentando documento com foto original e um comprovante de residência, com cópia.

Curitiba

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba tem a expectativa de imunizar com a segunda dose quase 10 mil pessoas que já receberam a primeira dose de Coronavac ou AstraZeneca e precisam completar o esquema vacinal contra a covid-19.

De acordo com a prefeitura, quase a totalidade desse grupo são pessoas na faixa de 67 anos que receberam o imunizante AstraZeneca em 16 de abril, além de algumas gestantes, puérperas e professores que tomaram a primeira dose da Coronavac em 14 de junho.

Recife

A capital pernambucana antecipou a segunda dose da vacina Astrazeneca, e nesta semana fez a programação para imunizar as pessoas que receberam a primeira dose nos últimos dois meses. Segundo a prefeitura, aproximadamente 90 mil pessoas já estão aptas a receber a dose de reforço nesse prazo.

Nesta semana, a Prefeitura de Recife também anunciou que os moradores com 37 anos ou mais poderão fazer o agendamento no site ou aplicativo do Conecta Recife para receber a vacina. A imunização desse novo público já começa nesta terça-feira (6).

Goiânia

Goiânia começa nesta sexta-feira a imunizar pessoas com 43 anos. Segundo a prefeitura, a redução da idade foi possível por conta da chegada de novas doses à capital. Para garantir a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde diz que buscou os imunizantes na Rede de Frio do Estado, e desta vez chegaram 47 mil doses para aplicação de primeira e segunda doses.

Conforme a gestão municipal, nesta sexta-feira, Goiânia também segue a aplicação da segunda dose das vacinas Astrazeneca e Coronavac em pessoas que estão com o reforço marcado para os dias 14 e 15/7. Pela manhã, será atendido quem tem nome com iniciais de A a L e, à tarde, de M a Z.

Porto Alegre

Nesta sexta-feira, Porto Alegre inicia a vacinação de homens e mulheres com 37 anos ou mais. Nesta semana, a prefeitura também informou sobre a ampliação do número de locais disponíveis para população ser imunizada.

A capital do Rio Grande do Sul mantém fixo no calendário de imunização os professores e profissionais de instituições de ensino da rede municipal, comunitária, estadual e particular (infantil, fundamental, médio, profissionalizante e superior), além de pessoas com deficiência permanente (PCDs) e com comorbidades.

Últimas