Cidades Massa de ar polar pode gerar neve em partes de SP e no sul do Brasil

Massa de ar polar pode gerar neve em partes de SP e no sul do Brasil

Avanço da massa entre a quinta-feira (20) e o domingo (23) deverá causar fenômeno e outras precipitações de inverno, como chuva congelada

  • Cidades | Do R7

Estados do sul e sudeste brasileiros podem ter neve e geada neste fim de semana

Estados do sul e sudeste brasileiros podem ter neve e geada neste fim de semana

Abimael Valentim/Assessoria de Comunicação Prefeitura de Guarapuava

A presença de uma massa de ar fria de origem polar que avança sobre América do Sul no final desta semana e de muita umidade em parte dos estados da região sul do Brasil, entre a quinta-feira (20) e o domingo (23), pode provocar queda de neve e de outras precipitações de inverno, como chuva congelada.

De acordo com informações da empresa de meteorologia Climatempo, temperaturas abaixo de 0°C devem ser registradas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, além do sul de Minas Gerais e nas áreas de grande altitude do sul do Rio de Janeiro, como Parque Nacional do Itatiaia. A expectativa é de que essa onda de frio seja a mais forte de 2020.

Centro-oeste e norte brasileiros

No Brasil, a influência desta onda de frio muito forte será sentida com diferentes graduações também no centro-oeste, além de partes dos estados de Rondônia, Acre e no sul do Amazonas. O vento frio desta enorme massa polar deve ser suavizar o calor até no extremo sul do Pará e do Tocantins. Algum efeito poderá ser sentido também em áreas da Bahia.

América do Sul

Além do Brasil, é possível que a massa polar cause temperaturas muito baixas também na Argentina,  Chile,  Uruguai,  Paraguai,  Bolívia  e em algumas áreas do Peru.

Últimas