Cidades Mostra ‘Sakura-Ipê’ apresenta saberes e práticas artísticas do Oriente

Mostra ‘Sakura-Ipê’ apresenta saberes e práticas artísticas do Oriente

A Mostra Sakura-Ipê, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apresenta, a partir desta

Portal Correio

A Mostra Sakura-Ipê, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apresenta, a partir desta terça-feira (22), saberes e práticas artísticas do Oriente. O evento seguirá com programação até sábado (26). A transmissão acontece pelo canal da Associação dos Docentes da federal paraibana (Adufpb) no Youtube.

Leia também:

Painel debate mercado cultural durante a pandemia

A Mostra Sakura-Ipê é uma continuidade do XIV Festival do Japão realizado no campus I da UFPB,  em João Pessoa, no ano passado. A abertura acontecerá às 17h e terá a participação de representantes do Consulado Geral do Japão em Recife, de gestores e de pesquisadores da UFPB e de outras autoridades.

Nesta edição, o evento abordará a indissociabilidade entre os seres humanos e a natureza, reunindo conhecimentos milenares e modernos do extremo oriental e local em torno da fitoterapia e das artes visuais, marciais, musicais, cênicas e literárias.

O evento é uma iniciativa do Laboratório de Estudos Etnomusicológicos (Labeet) da UFPB, que abriga os projetos Musicola – Música, Inclusão, Cultura Oriental e Latinoamericana e o Divercult, sobre práticas psicossomáticas, musicais e linguísticas da diversidade cultural. Ambos indicam caminhos para o bem estar psicofísico, enfatizando o fazer musical e o T’ai-chi chuan.

O nome da mostra faz menção à música composta pela cantora Mariko Nakahira, que homenageia a comunidade nipônica no Brasil, através da flor que é símbolo do Japão, denominada de sakura, e da flor ressignificada pelos imigrantes japoneses, o ipê.

Participarão das mesas-redondas convidados locais, mas a maioria é de São Paulo. Haverá o lançamento de e-books e apresentações dos performers Victor Kinjo e Eduardo Colombo (SP), Kênia Muraoka e Rodrigo Bragança (SP) e o cellista Kayami Satomi (MG).

Também ocorrerá a exibição dos compositores e intérpretes paulistanos Arthur Endo; Magda Pucci, do Mawaca; Danilo Tomic, shakuhachi; Rico Venerito e Guegué, sitar e percussão.

Participam da programação, ainda, a kotoista Sanae Maruoka, de Natal, os compositores Paulo Ró, Michel Costa, Maria Juliana e os coreógrafos Canízio Araújo, de João Pessoa, e Claudinei Garcia, de Aveiro, e a artista plástica Rute Ayumi (PR), autora da pintura do cartaz da mostra. 

Programação completa | Mostra Sakura-Ipê

Terça-feira (22) 

17h | Abertura: Labeet, Consulado Geral do Japão de Recife; FJSP;  Reitoria da UFPB; ANISA e representação das associações do nordeste, ADUFPB e ACBJ-PB

17h25 |  Oficina “Kenko taisô [ginástica da saúde]”: Sakura, Ippê Ondo, Hana wa saku. Kawazoe

17h50 | Grupo de dança Gemda, Claudinei Garcia; Dança Butoh, Canízio Vitório de Araújo;

18h00 |  Encontro de saberes  “Geo-fito-filo sanidade”: Dr. Ubiratã Araújo, Rico Venerito, Valber Félix, Wagner Canalonga

Quarta-feira (23)

7h | Oficina de artes marciais: T’ai-chi (Pai Lin e Chen), Kendô-Iaidô  Kyudô

17h | Mesa artes do caminho: Tania Murakami, Jader Duarte, Thiago/Agnes/Filipy

18h30 | Apresentação T’ai-chi artístico: Jader, Tania, Daremo (LPA) e Jampakoto

Quinta-feira (24) 

17h | Oficina Divertimusicalizando, Naná Vianna, Lançamento do livro “O leque japonês” e outros

17h45 |  Grupo de tambores Tatakinandaiko: Karoline Neves (ACBJ-PB)

18h |  Mesa Educação musical e interculturalidades: Harue Tanaka (UFPB), Kenia Muraoka, Magda Pucci. Mediadora: Magali Kleber

Sexta-feira (25) 

17h |  Workshop Sumiê: Rute Yumi

17h45 |  Coro Hatsuhinode, CEARTE; Mosaico

18h |  Mesa Artes tradicionais: Rute Yumi (sumiê), Michel Costa (Haikai), Danilo Tomic (hôgaku).  Mediadora: Eunice Boreal

Sábado (26) 

16h30 | Oficina de corpo-voz “Práticas do Presente”: Eduardo Colombo e Victor Kinjo

17h15 | Mesa Cantares e Saúde Integral: Janaína Martins, Victor Kinjo e Mariko Nakahira. Med: Alice Lumi

18h | Sumário do encontro (vídeo) e sarau musical: Paulo Ró, Harue, Sanae Maruoka, Rico, Magda, Danilo, Kayami Satomi, Artur Endo, Kenia, Victor Kinjo e Eduardo Colombo, Michel e M. Juliana, Mariko (Ippê). Despedida

Últimas