Cidades Mulheres podem agendar mamografia para mês do aniversário em João Pessoa; conheça serviço

Mulheres podem agendar mamografia para mês do aniversário em João Pessoa; conheça serviço

O câncer de mama é o tipo que mais atinge mulheres em todo o mundo e, por isso, a prevenção deve ser permanente. A maneira mais eficaz de diagnosticar e acompanhar a evolução da doença é através da mamografia. Em João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem executando o Plano de Rastreamento Mamográfico, […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Mamografia é realizada mesmo durante a pandemia (Foto: Divulgação/Secom-JP)

O câncer de mama é o tipo que mais atinge mulheres em todo o mundo e, por isso, a prevenção deve ser permanente. A maneira mais eficaz de diagnosticar e acompanhar a evolução da doença é através da mamografia. Em João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem executando o Plano de Rastreamento Mamográfico, no qual as mulheres podem fazer o exame no mês do aniversário. Até o dia 31 de maio foram realizadas 5.370 mamografias, mas a SMS quer aumentar esse número.

“Mesmo em um contexto de pandemia não se pode menosprezar as outras doenças. As mulheres não podem depender apenas do autodiagnóstico. É preciso fazer a mamografia todo ano, pois o exame permite o diagnóstico precoce do câncer de mama e muda a trajetória da doença, ampliando a possibilidade de cura”, alertou a mastologista Joana Barros, coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde.

A médica ainda explicou que o Plano de Rastreamento Mamográfico organiza a fila do exame e ao vincular ao mês de aniversário serve também como forma de lembrar às mulheres da necessidade de fazer o procedimento anualmente.

Como agendar a mamografia

Para ter acesso ao serviço, primeiramente, a mulher deve procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima. Após ser atendida por um médico ou enfermeira, o profissional preencherá uma requisição para o exame, que pode ser levada pela própria paciente, juntamente com documentos necessários (RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência atualizado) ao local onde o exame será agendado.

Atualmente, a mamografia está sendo realizada gratuitamente nos hospitais Napoleão Laureano, São Vicente de Paulo e Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU).

Últimas