Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Número de vítimas internadas após incêndio da boate Kiss baixa para 124

Do total de feridos, 64 ainda respiram com auxílio de aparelhos

Cidades|Da Agência Brasil

O número de feridos do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS), internadas em todo o Estado, baixou de 127 para 124, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (1º) pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul.

Após confirmar a segunda morte de um dos pacientes hospitalizados, o que elevou o número de mortos da tragédia para 236, o órgão informou que algumas vítimas apresentaram melhoria no estado de saúde, saindo da ventilação mecânica, e que o número de internados diminuiu.

As 124 pessoas internadas recebem atendimento em hospitais das cidades gaúchas de Santa Maria, Porto Alegre, Canoas, Ijuí e Caxias do Sul, sendo 64 com ventilação mecânica.

Incêndio

Publicidade

O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, a 290 km de Porto Alegre, aconteceu na madrugada de domingo (27) e deixou 236 mortos e mais de cem feridos. O fogo teria começado quando a banda Gurizada Fandangueira se apresentava. Segundo testemunhas, durante o show foi utilizado um sinalizador — uma espécie de fogo de artifício chamado "sputnik" — que, ao ser lançado, atingiu a espuma do isolamento acústico, no teto da boate. As chamas se alastraram em poucos minutos.

Os “irresponsáveis” pela tragédia devem ser punidos, diz ministro da Saúde

Publicidade

A casa noturna estava superlotada na noite da tragédia, segundo o Corpo de Bombeiros. Cerca de mil pessoas ocupariam o local. O incêndio provocou pânico e muitos não conseguiram acessar a única saída da boate. Os proprietários do estabelecimento não tinham autorização dos bombeiros para organizar um show pirotécnico na casa noturna. O alvará da casa estava vencido desde agosto de 2012.

Ao entrar na boate Kiss, para socorrer as vítimas do incêndio, os integrantes da corporação se depararam com uma barreira de corpos.

Publicidade

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, coronel Guido Pedroso de Melo, descreveu a situação.

— Os soldados tiveram que abrir caminho no meio dos corpos para tentar chegar às pessoas que ainda estavam agonizando.

Casa distribuiu 830 convites, mas capacidade era de 691

Sobreviventes da Kiss relatam desespero na escuridão

Esta é considerada a segunda maior tragédia do País depois do incêndio do Grande Circo Americano, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Em 17 de dezembro de 1961, o circo pegou fogo durante uma apresentação e deixou 503 mortos. 

Prisões

Um dos donos da boate Kiss e dois músicos da banda foram detidos. Os pedidos de prisão, de caráter temporário de cinco dias, foram decretados pelo juiz Regis Adil Bertolin.

Na tarde de segunda-feira, outro sócio da casa noturna se entregou à polícia. Ele se apresentou no 1º DP (Distrito Policial) de Santa Maria e não falou com a imprensa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.