Cidades O que fazer para buscar um novo emprego no atual cenário que enfrentamos?

O que fazer para buscar um novo emprego no atual cenário que enfrentamos?

Conteúdo patrocinado. A pandemia trouxe a incerteza sobre o emprego em diversos O post O que fazer para buscar um novo emprego no atual cenário que enfrentamos? apareceu primeiro em Portal Correio.

Portal Correio

Conteúdo patrocinado. A pandemia trouxe a incerteza sobre o emprego em diversos setores, que tiveram negócios e atividades diminuídos, paralisados e até fechados. E infelizmente, várias pessoas acabaram sendo desligadas ou tiveram suas cargas horárias reduzidas, o que reflete no seu salário mensal. Muitos têm sentido insegurança sobre o futuro profissional e, com isso, já visam e pensam em buscar novas oportunidades. Mas antes, é preciso ter em mente alguns passos e executá-los.

Segundo a Profª. Ma. Gislene Silva, coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos do Unipê, um dos passos é analisar as suas competências, que envolvem um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes. “É importante avaliar em qual área esse profissional deseja atuar e se tem as competências necessárias para aquele emprego”, considera.

“Outro aspecto é avaliar a situação do mercado, ou seja, se ela é propícia à busca de um novo emprego naquela área, se for o caso, a pessoa terá que abrir mão de onde reside e alçar voos em outras ‘praças’, a depender da vontade de atuar naquele mercado”, acrescenta.

E é fundamental ter um autoconhecimento: potencialize seus pontos fortes e atenue os mais fracos, buscando se qualificar. “Algumas situações de busca de emprego são emergenciais, nesse sentido, a pessoa não tem muito tempo para fazer cursos antes de se lançar ou relançar no mercado, mas o fato de ter iniciado um já agrega valor”, frisa Gislene.

Currículo

Atualizar o currículo é igualmente necessário. “É importante que o documento exponha o objetivo do profissional de forma personalizada para cada vaga que deseja e, obviamente, algo que não pode faltar, é construir boas redes de contato”, lembra.

O LinkedIn é interessante? Sim! E para ser atrativo é essencial mantê-lo completo, atualizado e objetivo, com uma fotografia que traduza o seu perfil. No cabeçalho, informe seus objetivos profissionais, enfatizando competências adquiridas durante a carreira, resuma em uma resposta quem você é profissionalmente e, por fim, relate experiências adquiridas com apresentações, links, vídeos e infográficos.

Mas essa não é a única plataforma para se mostrar enquanto profissional. Adote estratégias diferentes para cada emprego e empresa pleiteada: algumas lidam melhor com o currículo impresso ou digital.

Entrevista de emprego

Antes de participar de uma seleção de emprego, é crucial estudar um pouco sobre a organização e a vaga, mostrando conhecimento e segurança sobre esses elementos. Algumas perguntas-chave feitas pelo selecionador podem estar relacionadas aos seus pontos fortes e fracos, o motivo de ter saído do emprego anterior ou de querer sair do atual. Outras, podem envolver temas, como sua pretensão salarial e suas motivações

O post O que fazer para buscar um novo emprego no atual cenário que enfrentamos? apareceu primeiro em Portal Correio.

Últimas