Cidades Painel Funesc abre evento sobre arte, ciência e direitos dos povos indígenas

Painel Funesc abre evento sobre arte, ciência e direitos dos povos indígenas

Acontece, nesta semana, a ‘Aldeia Digital 2021 – Inĩ Pupé: Arte, Ciência e Direitos dos Povos Indígenas da Paraíba’. Serão quatro dias de debates online, torés eletrônicos, artes virtuais e terabytes de encantamentos com representantes dos povos Tabajara, Potiguara, Kariri e Tapuya Tarairiú na Paraíba. O evento digital é organizado pela Fundação Espaço Cultural (Funesc). […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Foto: Thiago Gomes/Agência Pará

Acontece, nesta semana, a ‘Aldeia Digital 2021 – Inĩ Pupé: Arte, Ciência e Direitos dos Povos Indígenas da Paraíba’. Serão quatro dias de debates online, torés eletrônicos, artes virtuais e terabytes de encantamentos com representantes dos povos Tabajara, Potiguara, Kariri e Tapuya Tarairiú na Paraíba. O evento digital é organizado pela Fundação Espaço Cultural (Funesc).

A programação do Aldeia Digital começa nesta terça-feira (20), a partir das 19h, com mais uma edição do ‘Painel Funesc’. O tema será “Corpo Território: a arte como espaço das lutas indígenas na Paraíba”. Os debatedores do encontro serão os representantes indígenas Comadre Guerreira, Mestre Tonhô, Jailson Potiguara, Cleiton Potiguara, Luan Potiguara e Juscelino Tabajara, que serão mediados por Mariana Uchôa, com transmissão ao vivo via YouTube.   

“Com esta programação, a Funesc reconhece na Paraíba a importância das novas gerações das nações indígenas originárias [Potiguara e Tabajara] empenhadas no resgate e reconstituição da ancestralidade, em nome de antepassados que lutaram incessantemente contra a exploração, a eliminação física e tentativas equivocadas de integração”, disse Walter Galvão, presidente da Funesc. 

Esses quatro dias de evento online são comemorativos ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado nacionalmente em 19 de abril. O Aldeia Funesc é realizado através de uma parceria entre a Funesc e a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, com idealização de Pedro Santos e execução de Mariana Uchôa e Iasypitã Potiguara.

Toda programação do ‘Aldeia Digital 2021’ acontecerá no canal da Funesc no YouTube, nas redes sociais da Fundação e também no programa Espaço Cultural (realizado pela Funesc na rádio tabajara FM).

Últimas