Cidades Painel Funesc celebra 120 anos de José Lins do Rêgo com debate sobre ‘Usina’

Painel Funesc celebra 120 anos de José Lins do Rêgo com debate sobre ‘Usina’

A obra ‘Usina’, de José Lins do Rêgo, é o tema do Painel Funesc desta quarta-feira (21). Participam do bate-papo os historiadores Márcio José Silva Lima e Luís Felipe do Nascimento. A conversa, mediada pelo jornalista Jãmarrí Nogueira, acontece a partir das 19h30, com transmissão no YouTube. O tema do painel foi escolhido em comemoração […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
José Lins do Rêgo (Foto: ABL)

A obra ‘Usina’, de José Lins do Rêgo, é o tema do Painel Funesc desta quarta-feira (21). Participam do bate-papo os historiadores Márcio José Silva Lima e Luís Felipe do Nascimento. A conversa, mediada pelo jornalista Jãmarrí Nogueira, acontece a partir das 19h30, com transmissão no YouTube.

O tema do painel foi escolhido em comemoração aos 120 anos do romancista paraibano. José Lins do Rego nasceu em Pilar, em 1901. Com uma vasta obra de romances regionalistas, ele é considerado um dos escritores mais importantes da moderna produção literária nacional, com livros como ‘Menino de Engenho’, ‘Riacho Doce’, ‘Doidinho’, ‘Banguê’ e ‘Fogo Morto’.

‘Usina’ conclui o chamado Ciclo da Cana-de-Açúcar e tem o protagonista Ricardo retornando ao Engenho de Santa Rosa e se deparando com a industrialização como a nova realidade do sistema latifundiário canavieiro.

O Painel Funesc estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais, semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana.

Últimas