Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Palestra sobre Aldeia Xukuru é atração na Semana Nacional dos Museus

‘Re-Existência em um Futuro do Presente para os Museus’ é o tema de uma palestra online que acontece nesta terça-feira (18), às 9h, com a Mestra em Artes Visuais Juliana Alves Xukuru e mediação de Maria Emilia Sardelich, ambas pesquisadoras do Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais (GPEAV), da Universidade Federal da Paraíba. […]

Cidades|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

‘Re-Existência em um Futuro do Presente para os Museus’ é o tema de uma palestra online que acontece nesta terça-feira (18), às 9h, com a Mestra em Artes Visuais Juliana Alves Xukuru e mediação de Maria Emilia Sardelich, ambas pesquisadoras do Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais (GPEAV), da Universidade Federal da Paraíba. A conversa faz parte da programação da 19ª Semana Nacional de Museus, que segue até 23 de maio.

“Na palestra, apresentarei um pouco da minha trajetória nas artes visuais e pesquisa que venho desenvolvendo durante esse meu retorno a meu lugar de origem, memória e ancestralidade – nossas terras indígenas Xukuru de Pesqueira (PE)”, comentou. Na pesquisa, a pesquisadora agrega a seu trabalho artístico aretomada de sua história junto às trajetóriasde outras mulheres do povo indígena Xukuru.

Ela explicou que, no município de Pesqueira, em Pernambuco, há o povo Xukuru – denominado assim até por volta de 1990 – que depois se ramificou para dois povos: Xukuru Ororubá e Xukuru de Cimbres. Sua pesquisa ocorre junto a ambos. Esses povos vivem na Serra do Ororubá e na Serra do Jucá.

A Semana Nacional de Museus éação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que teve início em 2003, para comemorar o Dia Internacional dos Museus – 18 de maio – junto ao Conselho Internacional de Museus (Icom). O tema de2021provoca cada participante a transver os museus.

Publicidade

Para a pesquisadora, o acolhimento que recebeu dos Xukurus Ororubás e Xukurus de Cimbres em seu retorno como artista e pesquisadora é motivo de agradecimento. Ele ressaltou que chega com outro olhar, onde vida, arte e pesquisa se misturam entre outras tantas narrativas com o intuito de decolonizar pelos caminhos das artes.

Para participar, basta se inscrever no link bit.ly/re-existencia. O link para acesso à palestra será divulgado para participantes inscritos.O evento tem o apoio do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Ministério do Turismo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.