Cidades Paraibano Netinho representa o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Paraibano Netinho representa o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio

O paraibano de João Pessoa, Edival Marques Pontes, o Netinho Marques, no taekwondo, será um dos representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, no próximo mês. Hoje, Netinho mora em Rio Claro-SP, onde tem uma rotina de muitos treinos. Ele não esconde a ansiedade enquanto aguarda a competição. Filho de Loidmar Pontes […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Edival Marques Pontes, o Netinho Marques (Foto: Jonne Roriz/COB)

O paraibano de João Pessoa, Edival Marques Pontes, o Netinho Marques, no taekwondo, será um dos representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, no próximo mês. Hoje, Netinho mora em Rio Claro-SP, onde tem uma rotina de muitos treinos. Ele não esconde a ansiedade enquanto aguarda a competição.

Filho de Loidmar Pontes (in memorian) e Eridan Marques, o atleta Netinho deixou a Paraíba por falta de meios logísticos para treinar. Como ele tinha o pensamento de se profissionalizar no esporte, preferiu procurar outra cidade onde tivesse apoio para praticar o taekwondo.

Inicialmente, Netinho se transferiu para morar e treinar em Brasília. “Saí da Paraíba por falta do colete eletrônico. Treinava apenas três vezes por semana. Eu não tinha nenhum apoio. Em Brasília os treinos aconteciam de duas a três vezes por dia. Tive toda a estrutura para evoluir no esporte”.

Agora, Netinho mora na cidade de Rio Claro, interior de São Paulo, onde se prepara diariamente com o objetivo de representar bem o Brasil na competição olímpica.

“Estou muito ansioso. Fiquei um pouco triste quando foi adiada no ano passado, mas foquei por ter mais um ano de treino e quero representar o Brasil da melhor forma”.

Com apenas sete anos de idade, Netinho começou a praticar o taekwondo e logo se apaixonou pelo esporte. “Depois que conheci o taekwondo e comecei a praticar, não quis mais largar”, afirma o atleta, que ocupa suas horas de lazer jogando vídeo game e aproveita para ficar com a família nos tempos livres.

A preparação de Netinho acontece todos os dias, praticamente, com folga só no domingo. “Treino fisicamente pela manhã e à tarde, a preparação de taekwondo. Tem sido assim, sem parar de trabalhar, como bastante foco para chegar preparado às Olimpíadas”.

O atleta continua sem qualquer apoio de patrocinador e mora com a noiva Talisca e a irmã Flora Pontes, que também praticam taekwondo.

Ele disse que recebeu um colete eletrônico do Governo da Paraíba após os Jogos Pan. “Quero mandar um grande abraço a todos paraibanos e vou representar bem em Tóquio, se Deus quiser”.

Últimas