Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pequenos negócios da Paraíba geram mais de 1,2 mil novos postos de trabalho em abril

Os pequenos negócios apresentaram saldo positivo de 1.220 postos de trabalho no mês de abril. É o que indica levantamento realizado pelo Sebrae Paraíba, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Na contramão desse desempenho, as médias e grandes empresas encerraram o mês de abril com saldo […]

Cidades|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

Os pequenos negócios apresentaram saldo positivo de 1.220 postos de trabalho no mês de abril. É o que indica levantamento realizado pelo Sebrae Paraíba, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Na contramão desse desempenho, as médias e grandes empresas encerraram o mês de abril com saldo negativo de 538 vagas de emprego. Já as contratações realizadas por pessoas físicas apresentaram saldo positivo de sete vagas, enquanto a administração pública chegou ao final de abril com saldo positivo de apenas uma vaga.

Considerando os números referentes ao mês de abril segmentados por atividade econômica, o levantamento realizado pelo Sebrae Paraíba revela que foi o setor de serviços o principal responsável pela geração de novos empregos no universo das micro e pequenas empresas, com saldo positivo de 518 vagas.

Em seguida, aparecem o setor da construção civil, que gerou 388 vagas, o comércio, com 288, a indústria extrativa mineral, com saldo positivo de 14 vagas, a indústria de transformação, que gerou 11 vagas, e os serviços industriais de utilidade pública, cujo saldo foi de quatro vagas. Por sua vez, a atividade agropecuária apresentou, no universo dos pequenos negócios, saldo negativo de três vagas.

Publicidade

Para a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, os dados do Caged demonstram que os pequenos negócios, especialmente os do comércio e do setor de serviços, continuam reagindo positivamente ao cenário econômico. “Esses setores continuam reagindo positivamente a pandemia, à medida que a aceleração do ritmo de vacinação vai acontecendo”, pontuou.

Municípios

De acordo com os dados divulgados pelo Caged, foi a cidade de Campina Grande a principal responsável pela geração de novos empregos no estado durante o mês de abril, no universo dos pequenos negócios. Durante esse período, as micro e pequenas empresas da cidade geraram 340 postos de trabalho. Já a capital, João Pessoa, apresentou saldo de 226 vagas, seguida por Cabedelo (81), Patos (72) e Conde (59).

Saldo acumulado

Considerando os dados do Caged gerados entre os meses de janeiro e abril deste ano, o levantamento do Sebrae reforça o protagonismo dos pequenos negócios da Paraíba na geração de empregos. Segundo os números, as micro e pequenas empresas acumulam saldo positivo de 8.638 vagas, enquanto as contratações realizadas por pessoas físicas apresentam saldo de 34 vagas. Já as médias e grandes empresas contabilizam saldo negativo de 7.340 postos de trabalho, enquanto a administração pública encerrou o primeiro quadrimestre do ano com saldo negativo de 17 vagas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.