Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pesquisadora da UFPB lança ebook com 47 receitas do mundo antigo e medieval

Quais eram os hábitos alimentares da aristocracia e dos camponeses na Idade Média? Esta é uma das curiosidades abordadas na obra “Na mesa com a História: a alimentação na Antiguidade, Era Viking e Medievo”, ebook lançado neste mês pela pesquisadora Luciana de Campos, pós-doutoranda em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). De […]

Cidades|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

Quais eram os hábitos alimentares da aristocracia e dos camponeses na Idade Média? Esta é uma das curiosidades abordadas na obra “Na mesa com a História: a alimentação na Antiguidade, Era Viking e Medievo”, ebook lançado neste mês pela pesquisadora Luciana de Campos, pós-doutoranda em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

De acordo com a autora, que também integra o Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos da UFPB, o ebook é resultado de uma minuciosa pesquisa sobre história da alimentação à qual ela se dedica há 17 anos. “Cresci com avós e pais cozinhando e sempre tive grande curiosidade não só por saber cozinhar, mas por ir além e pesquisar receitas, para entender por que se come determinado alimento em determinada época, por exemplo”, contou Luciana.

As receitas apresentadas são baseadas em manuais de cozinha da Antiguidade, Era Viking e Idade Média e revelam tanto hábitos de reis e rainhas e da aristocracia, como das pessoas mais simples, como artesãos e comerciantes. Segundo ela, uma das constatações da vasta pesquisa realizada é que a comida dos camponeses, mais rústica, tinha sabores mais marcantes.

Uma das descobertas mais interessantes sobre os hábitos alimentares daqueles períodos da História, apontou Luciana, diz respeito a especiarias como cravo, canela e noz-moscada, bastante associadas hoje a comidas doces. “Na Idade Média, eles eram tão fascinados pelo sabor dessas especiarias que usavam também na comida salgada, não só na doçaria”, revelou a pesquisadora.

Publicidade

Outro achado está relacionado ao hábito de consumir bebida alcoólica como acompanhamento das refeições. “Enquanto, geralmente, associamos o consumo de vinho ou cerveja, por exemplo, a um acompanhamento de uma refeição, na época antiga e medieval era muito mais comum que essas bebidas fizessem parte do próprio prato, para produzir um molho ou preparar uma carne”. 

Além das receitas, o livro também é composto por ensaios e artigos sobre história da alimentação. Mais informações sobre o ebook (vendido em formato PDF) podem ser obtidas pelo Instagram (@fadacelta) ou pelo e-mail fadacelta@yahoo.com.br.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.