Dinheiro foi apreendido durante a operação
Divulgação/PFA Polícia Federal cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em dez estados na manhã desta quarta-feira (12). A operação Match Point tem como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro com origem no tráfico de drogas.
De acordo com a PF, o grupo se subdividia em duas células com ramificações em várias cidades, especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.
Durante as investigações, a PF, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e a Polícia Militar de Santa Catarina efetuaram sete prisões em flagrante e apreenderam 65 kg de cocaína e 225 kg de skunk - droga mais potente que a maconha.
Entre os alvos da ação, está um islandês que vive no Brasil e é apontado como um dos líderes da organização. Ele já era investigado pela PF e pela polícia da Islândia. A operação de hoje contou com a cooperação da Itália, por meio da Interpol, e com o país do homem.
Ao todo, 250 policiais cumprem 49 mandados de busca e apreensão e 33 de prisão preventiva em dez estados. Também foi realizado o bloqueio de contas de 43 pessoas físicas, sequestros de 57 bens que podem chegar a R$ 150 milhões.
Os crimes apurados pela PF são lavagem e ocultação de bens, organização criminosa e tráfico internacional de drogas com associação ao tráfico, entre outros. As penas somadas destas tipificações podem chegar a mais de 40 anos de prisão.