Cidades Pollyanna Dutra ministra palestra em evento da Federal de São Paulo

Pollyanna Dutra ministra palestra em evento da Federal de São Paulo

A deputada Pollyanna Dutra participou de um evento promovido pelo Centro de

Portal Correio

A deputada Pollyanna Dutra participou de um evento promovido pelo Centro de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (CARI Unifesp) em parceria com a Oficina Municipal, Escola de Cidadania e Gestão Pública na tarde dessa quarta-feira (7). Na oportunidade, a parlamentar ministrou uma palestra sobre “A importância das relações internacionais na gestão”, durante a qual contou sua experiência com os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) na sua gestão à frente do município de Pombal, Sertão da Paraíba, oportunidade que a rendeu reconhecimentos em nível nacional e internacional.

Em sua fala, a deputada pontuou, entre outros, a importância da gestão local abrir seu olhar para o mundo, trabalhando a internacionalização desde a elaboração do seu plano de governo até o estabelecimento de pactos bilaterais e multilaterais para o fomento e o desenvolvimento local. A parlamentar destacou a importância de trabalhar o empoderamento e a emancipação das pessoas para a construção de um futuro melhor, explicando os caminhos que a fizeram ser uma gestora reconhecida, inclusive, em evento da ONU, nos Estados Unidos.

De acordo com a deputada Pollyanna Dutra, trabalhar os ODM foi uma iniciativa sua desde antes mesmo de assumir a gestão municipal. A ideia, desde o princípio, foi criar e partilhar o seu plano de governo com a população e isso, ao assumir a gestão, foi implantado e levou a diversas ações exitosas.

“Nós tomamos a iniciativa de compreender, de perto, os problemas e trabalhar para repará-los, de acordo com os ODM. Nós não tivemos medo de fazer as pessoas crescerem e se desenvolverem e, assim, quebramos ciclos, pessoas devolveram seus cartões do Bolsa Família, se emanciparam, se desenvolveram, mudaram de vida”, destacou a parlamentar.

Utilizando, em sua apresentação, a demonstração de exemplos exitosos, a deputada destacou as dificuldades enfrentadas pelas gestões municipais, pontuando que, apesar dos limites da gestão, é possível sonhar. “Sobra muito pouco, quando tiramos a folha de pagamento e as despesas fixas do município, mas quando você consegue dar as respostas do setor de saúde, da educação, da infraestrutura… No orçamento também cabem sonhos. Precisamos entender que o Poder Público é o redutor das desigualdades sociais e são escolhas assertivas que levam o desenvolvimento aos municípios”, explicou.

Internacionalização

A deputada, que é idealizadora e vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais de Negócios da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), destacou, ainda, a necessidade do desenvolvimento de mais ações com foco na internacionalização no estado da Paraíba. “Sentimos que, no estado, as relações internacionais ainda são muito pontuais e o mundo se desenvolveu, não dá para ficar longe da globalização. Sentimos que ainda há a necessidade de institucionalizar essas relações e, assim, garantir incentivos e fomento. Somente desta forma o Brasil passará a estar alinhado com o mundo e isso impactará de forma concreta nas vidas das pessoas”, pontuou.

Experiências

A deputada Pollyanna Dutra tem propriedade para falar sobre o assunto. Além da atuação forte nesse sentido na ALPB, a parlamentar aplicou no Sertão uma agenda global, o que a fez ser premiada em nível nacional e internacional: eleita, por duas vezes, prefeito empreendedor na categoria melhor projeto da Paraíba – Sebrae; recebeu a premiação ODM Brasil-Nacional; Medalha Simon Bolívar – pelo Mercosul; e, em 2015, participou da Assembleia Geral da ONU, representando o Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), dentre outros. Pollyanna Dutra foi prefeita por dois mandatos no município de Pombal: 2009 a 2016, e está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba, onde preside a principal comissão, a CCJ.

Últimas