Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pollyanna Dutra participa de evento da Apex-Brasil

A deputada Pollyanna Dutra participou, na tarde dessa sexta-feira (4), de evento

Cidades|

A deputada Pollyanna Dutra participou, na tarde dessa sexta-feira (4), de evento promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O objetivo da atividade foi a apresentação do estudo “Paraíba: Perfil e Oportunidades de Exportação e Investimentos 2020”. Na oportunidade, a Apex apresentou um panorama geral das exportações realizadas pela Paraíba nos últimos anos, com especial destaque para as atividades que possuem grandes potenciais e aceitação ao redor do mundo.

Durante o evento, uma realidade foi levantada: a Paraíba ainda carece de fomento e de investimentos quando o assunto são exportações. Conforme dados da Apex-Brasil, a Paraíba está entre os estados nordestinos que menos exportam, superando apenas o estado do Sergipe na região. Essa realidade, conforme a deputada Pollyanna Dutra, denota uma atuação ainda tímida e que requer políticas, ações e incentivo ao setor. “A Paraíba possui empresas prontas, competitivas, mas é necessário quebrar as barreiras e organizar nosso mercado. Só assim nosso estado entrará verdadeiramente na rota do desenvolvimento”, opinou Dutra.

O estudo ainda revelou que, do total de exportações realizadas no estado da Paraíba, o Sertão representa um percentual de apenas 3,5%. Outros 2,1% estão concentrados na Borborema, 40,1% estão concentrados na Zona da Mata e 54,4% estão concentrados no Agreste Paraibano. “Vemos ainda uma grande concentração na região litorânea e na região de Campina Grande. O potencial do nosso Semiárido é enorme e precisa ser explorado. Nosso mandato tem trabalhado nesse sentido e seguiremos com esse compromisso”, declarou a parlamentar.

A Apex-Brasil ainda revelou, no estudo “Paraíba: Perfil e Oportunidades de Exportação e Investimentos 2020”, os principais subsetores exportadores na atualidade, destacando novos setores com potenciais de exportação na Paraíba. “Atualmente, o percentual de participação da Paraíba nas exportações da Região Nordeste é de 0,3%, enquanto o estado vizinho de Pernambuco, por exemplo, apresenta um percentual de 30,5%. A Paraíba possui vários Arranjos Produtivos Locais (APL) que podem ter relevância na organização dos segmentos para exportação. Sim, é possível pensar a Paraíba dentro da competitividade do mundo globalizado. Quebrar paradigmas impostos e rever nosso potencial agora é imperativo pós-pandemia”, acrescentou Pollyanna Dutra.

Publicidade

PEIEX

Para estimular os potenciais exportadores do estado da Paraíba, a Apex-Brasil divulgou a abertura de um Chamamento Público que tem por objetivo a seleção de instituição para celebração de convênio com o objetivo de executar o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no estado da Paraíba. Empresas interessadas terão até o dia 11 de dezembro de 2020 para encaminhar a documentação solicitada por meio do link constante no Aviso de Chamamento (confira abaixo).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.