Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, é reaberta ao público após 28 anos

Um dos cartões-postais do estado foi reinaugurado nesta segunda-feira e foi a maior obra de recuperação da história de Santa Catarina

Cidades|Fernando Mellis, do R7

Ponte passou por uma longa reforma
Ponte passou por uma longa reforma Ponte passou por uma longa reforma

A ponte Hercílio Luz, um dos cartões-postais de Santa Catarina, foi reaberta para o público na manhã desta segunda-feira (30), após mais de 28 anos fechada. A estrutura passou por diversas obras nas últimas décadas, no maior projeto de recuperação da história do estado.

A cerimônia de reinauguração contou com a presença do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, e do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro. Houve também um desfile de carros antigos. 

Obras de recuperação começaram em 2006
Obras de recuperação começaram em 2006 Obras de recuperação começaram em 2006

Inaugurada em 1926, a ponte foi a primeira ligação da Ilha de Santa Catarina com o continente e a única durante quase 50 anos — até a inauguração da ponte Colombo Salles. Em 1982, começaram as primeiras interdições para o tráfego, após deterioração das estruturas.

A interdição total aconteceu em 1991, mas as obras de recuperação começaram apenas em 2006. Em uma das etapas da restauração, mergulhadores precisaram fazer soldas subaquáticas a 30 metros de profundidade.

No entanto, houve uma sucessão de atrasos, seguidos do rompimento do contrato com a empreiteira responsável, o que postergou ainda mais a conclusão da obra.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.