Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, é reaberta ao público após 28 anos

Um dos cartões-postais do estado foi reinaugurado nesta segunda-feira e foi a maior obra de recuperação da história de Santa Catarina

Ponte passou por uma longa reforma

Ponte passou por uma longa reforma

Julio Cavalheiro/Secom

A ponte Hercílio Luz, um dos cartões-postais de Santa Catarina, foi reaberta para o público na manhã desta segunda-feira (30), após mais de 28 anos fechada. A estrutura passou por diversas obras nas últimas décadas, no maior projeto de recuperação da história do estado.

A cerimônia de reinauguração contou com a presença do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, e do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro. Houve também um desfile de carros antigos. 

Obras de recuperação começaram em 2006

Obras de recuperação começaram em 2006

Ricardo Wolffenbuttel/Secom

Inaugurada em 1926, a ponte foi a primeira ligação da Ilha de Santa Catarina com o continente e a única durante quase 50 anos — até a inauguração da ponte Colombo Salles. Em 1982, começaram as primeiras interdições para o tráfego, após deterioração das estruturas.

A interdição total aconteceu em 1991, mas as obras de recuperação começaram apenas em 2006. Em uma das etapas da restauração, mergulhadores precisaram fazer soldas subaquáticas a 30 metros de profundidade.

No entanto, houve uma sucessão de atrasos, seguidos do rompimento do contrato com a empreiteira responsável, o que postergou ainda mais a conclusão da obra.