Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Por que a chuva no dia de São José é importante para os agricultores

Nesta sexta-feira (19) se comemora o Dia de São José. Quando ocorre nesta data, a chuva é promessa de fartura na colheita, segundo crença predominante entre os agricultores. Conforme o catolicismo, São José foi o pai de Jesus e era um trabalhador do campo, daí se extraem os fundamentos desta fé secular. De acordo com […]

Cidades|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

Nesta sexta-feira (19) se comemora o Dia de São José. Quando ocorre nesta data, a chuva é promessa de fartura na colheita, segundo crença predominante entre os agricultores. Conforme o catolicismo, São José foi o pai de Jesus e era um trabalhador do campo, daí se extraem os fundamentos desta fé secular. De acordo com previsão doInstituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a população paraibana pode ficar otimista, pois mais chuvas são esperadas em algumas localidades do estado.

O Inmet emitiu um alerta de perigo potencial, na manhã desta sexta-feira, em virtude de previsão de chuvas intensas para 39 municípios do Sertão da Paraíba, área mais afetada por longos períodos de seca. O aviso começa a valer a partir das 14h e segue até as 11h deste sábado (20).

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

O instituto indica que podem ocorrer chuvas com volumes entre 20 e 30 milímetros por hora ou de até 50 milímetros por dia, com ventos intensos (40 – 60 km/h). Conforme a previsão, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O órgão aconselha que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também devem evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Publicidade

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Lista de cidades da Paraíba incluídas no alerta:

Aguiar Aparecida Bernardino Batista Bom Jesus Bom Sucesso Bonito De Santa Fé Brejo Dos Santos Cachoeira Dos Índios Cajazeiras Carrapateira Catolé Do Rocha Conceição Diamante Ibiara Igaracy Itaporanga Joca Claudino Lagoa Lastro Marizópolis Monte Horebe Nazarezinho Pombal Poço Dantas Poço De José De Moura Santa Cruz Santa Helena Santa Inês Santana De Mangueira Serra Grande Sousa São Francisco São José Da Lagoa Tapada São José De Caiana São José De Piranhas São João Do Rio Do Peixe Triunfo Uiraúna Vieirópolis

Cálculo do volume de chuvas

Uma pluviosidade de 1 milímetro equivale ao volume de 1 litro de água de chuva que se acumula sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado (m²).

Confira vídeo da TV Correio:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.