Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

8 fatos importantes sobre fazer investimentos

Você aplica o seu dinheiro no mercado financeiro? Muitas pessoas afirmam que isso é algo complicado ou que não vale a pena e, desse modo, acabam mantendo seus rendimentos na poupança. Outras pessoas, no entanto, escolhem investir. Muitas delas até mesmo contratam um empréstimo com garantia de imóvel, por exemplo, para investir ainda mais. Então, […]

Portal Correio|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

Você aplica o seu dinheiro no mercado financeiro? Muitas pessoas afirmam que isso é algo complicado ou que não vale a pena e, desse modo, acabam mantendo seus rendimentos na poupança.

Outras pessoas, no entanto, escolhem investir. Muitas delas até mesmo contratam um empréstimo com garantia de imóvel, por exemplo, para investir ainda mais.

Então, caso você deseje fazer o dinheiro trabalhar ao seu favor, siga com a leitura. Ao longo do texto, vamos apresentar as diferentes vantagens de investir, bem como apresentar algumas possibilidades de transações para realizar sem medo. Venha com a gente!

Qualquer um pode investir?

Há quem diga que investimentos são apenas para grandes executivos, porém qualquer pessoa que deseje organizar as finanças pessoais também pode se beneficiar das aplicações no mercado financeiro.

Publicidade

1. Aumentar o seu patrimônio

Caso você queira fazer o seu dinheiro render ao invés de apenas gastá-lo, precisa começar a investir a partir de hoje. Afinal de contas, esse é o melhor jeito de aumentar o seu capital sem grandes esforços e maximizar tudo o que você ganha mensalmente.

2. Realizar sonhos

Pode ser fazer uma viagem incrível, montar um apartamento, comprar uma casa ou um carro, fazer uma festa de casamento, entre diversas outras opções. Cada pessoa tem um sonho e ele torna-se mais próximo da realidade quando você planeja um bom investimento.

Publicidade

O motivo é que existem títulos, principalmente de renda fixa, em que é possível prever quanto você terá depois de determinado tempo de aplicação. Assim, pode-se fazer aportes regulares de capital e ver seu dinheiro se multiplicar rapidamente. 

3. Planejar sua aposentadoria

Quem deseja ampliar o valor da aposentadoria não pode deixar de fazer investimentos. Isso porque existem diversas aplicações de longo prazo (de 20 ou 30 anos) que acompanham a inflação. Ou seja, no momento do resgate, você terá um ótimo montante final sem perder nada em relação ao valor de compra do mesmo.

Publicidade

4. Montar uma reserva de emergência

Toda pessoa deve ter uma reserva de emergência. Afinal, ela funciona, como o nome sugere, para ajudá-lo em momentos que exigem um capital extra sem precisar recorrer à realização de dívidas.

Contudo, os investimentos ideais para quem deseja fazer essa economia são aqueles de renda fixa e com boa liquidez, como o Tesouro Direto.

Como não poderíamos deixar de mencionar, os investimentos são ótimos para as empresas. Então, se você for empresário da área financeira, sócio ou dono de uma companhia, confira dois fortes motivos para investir.

5. Ampliar o seu negócio

Quando você planeja os investimentos empresariais, consegue ter mais capital livre para aplicar dentro do próprio negócio. Afinal, a maior parte da receita das vendas, em geral, vai para o pagamento de despesas. Desse modo, não sobra dinheiro para fazer muitas melhorias na empresa.

Sendo assim, os lucros oriundos de um bom plano de investimentos, é extremamente vantajoso para quem deseja ampliar ou desenvolver novas estratégias dentro da companhia.

6. Aumentar a liquidez do capital

Ter dinheiro acessível para utilizar em transações cotidianas é importante em qualquer empresa. Até porque não dá para fazer um negócio andar contando apenas com o valor das vendas que está para cair.

Desse modo, o dinheiro aplicado em investimentos de alta liquidez é uma ótima forma de ter mais capital disponível para transações imediatas.

Por que investir: finanças pessoais e empresariais

Até aqui já deu para conferir vários motivos de por que vale a pena investir, certo? Porém, podemos lhe apresentar mais dois pontos que mostram as vantagens das aplicações financeiras tanto para as empresas quanto para quem está atuando de forma individual.

7. Quitar dívidas

Como você conseguirá multiplicar seu capital, torna-se bem mais fácil quitar dívidas ou nem mesmo criá-las. Além disso, dependendo do caso, é possível utilizar os rendimentos das aplicações para pagar prestações de empréstimos, cartões, etc.

8. Impedir a desvalorização do seu dinheiro

Como todo mundo sabe, dinheiro parado é sinônimo de desvalorização. Afinal, caso você junte no cofre de sua casa R$30 mil durante cinco anos, ao final desse tempo o valor desse montante não será mais o mesmo no mercado.

Isso não ocorreria se você aplicasse regularmente um valor de capital em um título de investimento, pois, dependendo da aplicação, o dinheiro estaria sendo corrigido de acordo com o índice da inflação.

Confira algumas dicas

A seguir, listamos algumas ótimas aplicações para você realizar investimentos.

Tesouro Direto: oferece títulos de renda fixa vinculados ao governo federal; Mini dólar: é uma opção de renda variável que trabalha interligada à bolsa de valores, mas com contratos compra e venda e não com ações; LCA e LCI: opção de renda fixa, as letras de crédito do agronegócio e do setor imobiliário oferecem bons lucros e ajudam no desenvolvimento econômico da sociedade. Fundos multimercado: misturam aplicações em renda fixa e variável e são geridos por um administrador especializado em finanças.

Como deu para notar, ao investir você consegue valorizar o seu dinheiro, realizar sonhos, se planejar para a aposentadoria e até mesmo quitar dívidas. Sendo assim, vale a pena se informar melhor sobre o assunto e buscar a aplicação que mais combina com o seu perfil. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.