Afinal, como aplicar dinheiro em 2022?

O período de 2021 foi marcado por retornos negativos apresentados pelo principal índice do da Bolsa de Valores do Brasil, o Ibovespa. Considerando esse cenário, se um investidor tivesse investido no índice Ibovespa de 4 de janeiro a 30 de novembro, teria um prejuízo de aproximadamente 14,3%.  Ao considerar o mercado de criptomoedas, verifica-se que […]

Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio

O período de 2021 foi marcado por retornos negativos apresentados pelo principal índice do da Bolsa de Valores do Brasil, o Ibovespa. Considerando esse cenário, se um investidor tivesse investido no índice Ibovespa de 4 de janeiro a 30 de novembro, teria um prejuízo de aproximadamente 14,3%. 

Ao considerar o mercado de criptomoedas, verifica-se que o Bitcoin, de 4 de janeiro a 30 de novembro, teria uma lucratividade de aproximadamente 72,6%. Entretanto, apesar de ser um mercado legal, ele é de alto risco e não é regulamentado no Brasil. 

No mercado de títulos de renda fixa, o investidor poderia optar por títulos do Tesouro prefixados, que são títulos com risco zero: 

– O “Tesouro Prefixado 2024” oferece atualmente rendimento de 11,01% ao ano (a.a.), investimento mínimo de R$ 30,64 e com vencimento em 01/07/2024; 

– O título “Tesouro IPCA 2026” é pós-fixado e o rendimento acompanha a variação da taxa da inflação, oferece IPCA + 4,89% a.a., o investimento mínimo é de R$ 30,03, com vencimento em 15/08/2026. 

Quando se busca um rendimento imediato, o investidor que optar pela Poupança deve lembrar que a taxa Selic é atualmente 9,25% a.a., logo o rendimento da Poupança fica aproximadamente 6% a.a. (0,5% ao mês + taxa Referencial 0%). Para aqueles investidores que buscam um rendimento maior do que a Poupança, podem optar por títulos privados de renda fixa. Por exemplo, o CDB (Certificado de Depósito Bancário) de alguns bancos que estão pagando 100% da taxa DI (Depósito Interbancário) que está em torno de 0,59% no mês de novembro; em hipótese, o rendimento anual seria de 7,08% aproximadamente. 

Diante desse cenário, percebe-se que investimentos sem riscos e com retornos relevantes em relação à Poupança são os títulos do Tesouro prefixados. No entanto, são investimentos para resgate em 2024. Existe a possibilidade de investimentos de curto prazo em títulos privados de renda fixa, com baixo nível de risco. 

Ao optar por investimentos em ações, lembre-se que eles são de longo prazo e com risco. Para esse tipo de aplicação é necessário conhecer técnicas de compra e de venda para investir ou ser orientado por um especialista certificado em Análise Técnica (Análise Gráfica). 

As criptomoedas apresentaram o maior percentual de retorno em relação às opções de investimentos como Poupança, Índice Ibovespa, DI, CDB, Selic, Tesouro Pré e Pós-Fixado, mas esses retornos das criptomoedas estão associados à altos níveis de riscos. Lembre-se que esse mercado não é regulamentado. 

Para um gerenciamento do dinheiro é importante o planejamento financeiro analisando o valor investido e a previsão para o retorno esperado. Além disso, procurar especialistas certificados na área financeira e uma corretora confiável é essencial na organização de uma carteira de investimento rentável. 

*Ailza Silva de Lima contadora pelo Unipê e economista pela UFPB, sendo ainda mestra em Ciências Contábeis pela UnB. É professora do curso de Ciências Contábeis do Unipê.

Últimas