Portal Correio Agosto das Letras: 6ª Edição do Quadrinhos Intuados acontece no fim de semana

Agosto das Letras: 6ª Edição do Quadrinhos Intuados acontece no fim de semana

Como parte da programação do ‘Agosto das Letras: Festival de Leitura da Paraíba’, acontece neste sábado e domingo, 21 e 22 de agosto, a 6ª edição do ‘Quadrinhos Intuados – Encontro Regional de Histórias em Quadrinhos’, promovido por meio de uma parceria entre a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e a Rede Nordeste de […]

Portal Correio

Como parte da programação do ‘Agosto das Letras: Festival de Leitura da Paraíba’, acontece neste sábado e domingo, 21 e 22 de agosto, a 6ª edição do ‘Quadrinhos Intuados – Encontro Regional de Histórias em Quadrinhos’, promovido por meio de uma parceria entre a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e a Rede Nordeste de Histórias em Quadrinhos (RedeNEHQ). O evento traz grandes nomes das narrativas de HQ e acontece de forma online, pela TV Funesc (www.youtube.com/tvfunesc). 
 
A abertura é neste sábado (21), às 15h30, sendo seguida por dois debates. O primeiro, “Editando o Nordeste”, traz pessoas que trabalham na edição de publicações, ou que possuem editoras, e falarão sobre o trabalho de editor de HQs no Nordeste, para o Nordeste e para o Brasil. O segundo, às 19h, será sobre “Representações e identidades dos quadrinhos do Nordeste”, que abordará as narrativas gráficas nas HQs que mostram o Nordeste, além de uma visão sobre como os nordestinos compõem as histórias que trazem esta região como tema.
 
Já no domingo (22), às 16h, será a vez do debate “Vendendo Quadrinhos”, que tem como convidados pessoas que comercializam HQs e que poderão falar sobre aspectos do mercado nesta pandemia. Às 19h, a discussão será sobre “Viver de Quadrinhos?”; para responder à questão, foram convidados artistas que trabalham como quadrinistas, fazendo suas HQs e trabalhando para editoras que publicam quadrinhos. Eles darão visões sobre a profissão e como está sendo exercê-la durante a pandemia.
 
De acordo com Paloma Diniz, desenhista, quadrinista, membro da RedeNEHQ e diretora da associação cultural ‘Marca de Fantasia’, parceira da Funesc por meio da Gibiteca Henfil, esta é a primeira vez em que o ‘Quadrinhos Intuados’ acontece de forma virtual e em parceria com a RedeNEHQ. “Em todas as edições visamos trazer os mais diversos profissionais dos quadrinhos nordestinos: professores que usam HQs nas aulas, quadrinistas independentes, quadrinistas que trabalham para editoras, alunos e professores universitários que pesquisam sobre quadrinhos; pessoas de todas as idades e de todos os nove estados do Nordeste”, explicou. Segundo Paloma, um dos quesitos para escolhas dos participantes foi justamente que houvesse ao menos um representante de estado nordestino. 
 
O evento é elaborado por vários membros da RedeNEHQ e o planejamento ocorreu durante as reuniões mensais da Equipe. Além de Paloma Diniz, colaboram com esta edição Zé Wellington, idealizador do evento, Thaïs Kisuki, Savio Roz, Danielle Jaimes, Iramir Araujo, Bruno Alves, Cristal Moura e Leander Moura.
 
Confira a programação completa dos Quadrinhos Intuados: 
 
21/08 – Sábado
 
15h30 – ABERTURA ‘QUADRINHOS INTUADOS’
 
16h – EDITANDO O NORDESTE
Henrique Magalhães – Marca de Fantasia (PB)
Mari Petrovana (AL)
Thiago Madenesi (PE)
Mediação: Amaro Braga (PE / AL)
 
19h – REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES DOS QUADRINHOS NO NORDESTE
Amanda Santos (SE)
Bruno Alves (PE)
Dika Araújo (MA)
Mediação: Sávio Roz (BA)
 
 
22/08/2021 – Domingo 
 
16h – VENDENDO QUADRINHOS 
Manassés Filho – Gibizada (PB)
Larissa – RV Cultura e Arte (BA)
Ander Catunda – Reboot (CE)
Mediação: Bernardo Aurélio (PI)
 
19h – VIVER DE QUADRINHOS?
Mike Deodato (PB)
Talles Rodrigues (CE)
Ilustralu (RN)
Mediação: Iramir Araújo 

Últimas