Portal Correio Aposentados e pensionistas do IPM devem fazer prova de vida no mês de aniversário

Aposentados e pensionistas do IPM devem fazer prova de vida no mês de aniversário

A prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de João Pessoa (IPM-JP) voltou a ser obrigatória a partir desta semana. A exigência estava suspensa desde o ano passado, devido à pandemia da Covid-19. Para evitar aglomeração na sede do IPM, já que a prova de vida é realizada presencialmente, […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Sede do IPM em João Pessoa (Foto: Reprodução/Google Street View)

A prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de João Pessoa (IPM-JP) voltou a ser obrigatória a partir desta semana. A exigência estava suspensa desde o ano passado, devido à pandemia da Covid-19. Para evitar aglomeração na sede do IPM, já que a prova de vida é realizada presencialmente, esta será feita no mês referente ao aniversário do beneficiado. Ou seja, agora em agosto devem fazer os nascidos nesse mês. O calendário segue até julho de 2022.

Os aposentados e pensionistas terão os 30 dias do seu mês de aniversário para realizarem a confirmação do cadastro, sob pena de terem o benefício suspenso. Todas as pessoas que recebem benefícios da Prefeitura de João Pessoa, por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético, são obrigadas a realizarem a prova de vida. A medida foi adotada para coibir fraudes.

Para evitar aglomerações, os beneficiários devem fazer o agendamento prévio no site do IPM. “O chamado é apenas para aqueles que fazem aniversário a partir do mês de agosto. Tomamos a decisão de dividir pela data de aniversário para evitar aglomerações na sede do IPM, visto que, por mês, são previstos cerca de 500 servidores para essa prova de vida”, explica a superintendente Caroline Agra.

Ela orienta ainda que os aposentados ou pensionistas que necessitam de auxílio de acompanhante, devem levar apenas uma pessoa. Já aqueles que não têm condições de vir presencialmente devido às limitações de locomoção, podem solicitar a visita de um assistente social em casa, evitando, dessa forma, o bloqueio de seus benefícios. A solicitação pode ser feita através do telefone 3222-1005.

Para a prova de vida, os servidores devem levar cópia de comprovante de residência e documento com foto, que pode ser RG, Habilitação ou Carteira de Trabalho. O Instituto de Previdência do Município de João Pessoa está localizado na Rua Engenheiro Clodoaldo Gouveia, Centro. O local funciona das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Últimas