Portal Correio Campanha alerta a população sobre necessidade de combater proliferação do mosquito da dengue

Campanha alerta a população sobre necessidade de combater proliferação do mosquito da dengue

A Prefeitura de Santa Rita lançou a campanha ‘O mal só entra se for convidado’, que objetiva conscientizar a população quanto à necessidade de adotar cuidados para combater o mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya, o Aedes aegypti.     A ideia é incentivar as pessoas a se manterem alertas para determinadas atitudes que fazem toda […]

Portal Correio

A Prefeitura de Santa Rita lançou a campanha ‘O mal só entra se for convidado’, que objetiva conscientizar a população quanto à necessidade de adotar cuidados para combater o mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya, o Aedes aegypti.    

A ideia é incentivar as pessoas a se manterem alertas para determinadas atitudes que fazem toda a diferença, no que diz respeito a evitar a proliferação do mosquito em suas casas, terrenos próximos ou áreas coletivas da cidade.  

O Aedes aegypti põe seus ovos em recipientes como latas, garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou em outros objetos que armazenem água da chuva, como uma simples tampinha de garrafa. O mosquito, porém, também deposita seus ovos em criadouros naturais, como bromélias e bambus, por exemplo.  

O Aedes aegypti é menor do que os mosquitos comuns. Tem coloração preta e possuiu listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas.  

Dengue, zika e chikungunya são doenças cujos sintomas são muito semelhantes, entre os quais febre, manchas vermelhas e coceira na pele, dores nas articulações e vermelhidão nos olhos. 


Faça a coisa certa 


• Não deixe a caixa d’água destampada 

• Mantenha as calhas sempre limpas 

• Sempre deixe garrafas e recipientes virados para baixo 

• Tampe as lixeiras e evite o acúmulo de água  • Mantenha seu quintal sempre limpo  

Últimas