Portal Correio Campina Grande passa a integrar rede global de cidades inclusivas e sustentáveis

Campina Grande passa a integrar rede global de cidades inclusivas e sustentáveis

Campina Grande passará a integrar oficialmente o programa Mastercard City Possible, uma iniciativa global da Mastercard que busca o desenvolvimento de um futuro urbano mais inclusivo, sustentável e eficiente para cidades do mundo inteiro. Com a oficialização do interesse do Município de integrar a rede mundial, nesta quarta-feira (17), o prefeito Bruno Cunha Lima coloca […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
(Foto: Divulgação)

Campina Grande passará a integrar oficialmente o programa Mastercard City Possible, uma iniciativa global da Mastercard que busca o desenvolvimento de um futuro urbano mais inclusivo, sustentável e eficiente para cidades do mundo inteiro. Com a oficialização do interesse do Município de integrar a rede mundial, nesta quarta-feira (17), o prefeito Bruno Cunha Lima coloca Campina lado de grandes centros urbanos como Los Angeles, Londres, Barcelona, Dubai, Buenos Aires, Dublin, dentre outras.

O convite ocorreu em Barcelona, na Espanha, durante o Smart City Expo World Congress, considerado o maior evento de networking, conhecimento e fomento de oportunidades para cidades inteligentes, que segue até esta quinta-feira, 18. O City Possible é uma rede mundial, promovida pela Mastercard, que busca estabelecer um novo modelo de localidades inclusivas e inovadoras, fundamentado na adoção de parcerias entre os setores público, privado e acadêmico. A iniciativa viabiliza a aplicação da tecnologia em favor da construção de cidades inteligentes, onde o desenvolvimento avança ao lado da sustentabilidade.

Bruno Cunha Lima explica que o ingresso de Campina Grande nessa rede mundial de cidades não constitui nenhum custo aos cofres municipais, ao tempo em que vai projetar o município a um novo patamar de administração. Segundo o prefeito, após firmar-se um memorando de entendimento tecnológico com a Mastercard, em nível mundial, o foco será a busca de soluções sustentáveis e inclusivas. Os cases de sucesso, com a aplicação de soluções inovadoras já testadas e aprovadas em uma cidade, podem ser implementadas em qualquer outra integrante da rede global”, comemora. A formalização do convite deverá ocorrer nos próximos dias.

Smart City Expo World Congress

Em 2021, o evento ocorre em Barcelona, entre os dias 16 e 18 de novembro. A temática predominante da edição tem foco em soluções de negócios voltadas para cidades inteligentes, símbolos de inovação urbana, desenvolvidas por meio de parcerias. Especialistas internacionais encontram-se para compartilhar ideias e aprender práticas de integração entre sustentabilidade, inovação e desenvolvimento urbano. A conferência reúne cerca de 10 mil participantes de 150 países, onde organizações globais podem interagir com profissionais especializados de várias partes do mundo.

Smart Cities, ou Cidades Inteligentes, são ecossistemas urbanos que se caracterizam pela gestão de seus recursos e de sua infraestrutura aplicada de maneira sustentável. Têm como finalidade empregar a tecnologia para melhorar a eficiência político-econômica e amparar o desenvolvimento humano e social, promovendo inovação, integração e sustentabilidade.

Últimas