Portal Correio Centro de Controle de Zoonoses de João Pessoa continua com vacinação itinerante para cães e gatos

Centro de Controle de Zoonoses de João Pessoa continua com vacinação itinerante para cães e gatos

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de João Pessoa mantém a ação itinerante de vacinação antirrábica para cães e gatos cujos tutores morem em comunidades carentes, sejam pessoas portadoras de comorbidades ou morem em instituições. Além disso, atendimento aos protetores de animais responsáveis por ONG’s ou que criem a partir de oito animais. Seguindo […]

Portal Correio
Centro Zoonoses

Centro Zoonoses

Portal Correio
(Foto: Secom-JP)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de João Pessoa mantém a ação itinerante de vacinação antirrábica para cães e gatos cujos tutores morem em comunidades carentes, sejam pessoas portadoras de comorbidades ou morem em instituições. Além disso, atendimento aos protetores de animais responsáveis por ONG’s ou que criem a partir de oito animais.

Seguindo a programação, nos próximos 15 dias as equipes estarão nas comunidades Aratu, Sonho Verde, Patrícia Tomaz e Jacarapé. O agendamento pode ser feito por telefone ou presencialmente no Centro de Zoonoses, na avenida principal do bairro dos Bancários, no horário de expediente (8h às 12h/13h às 17h). Até o momento já foram vacinados aproximadamente 78 mil animais.

O objetivo, de acordo com a diretora do órgão, Pollyana Dantas, é facilitar a vacinação para instituições ou cuidadores que tenham um grande número de animais e tenham dificuldade em levá-los ao posto de vacinação. Essa comodidade também é extensiva a pessoas com problemas de mobilidade física, independente do número de animais que possua.  “O trabalho itinerante permite agilizar o processo e imunizar uma quantidade maior de animais de maneira rápida e sem aglomeração, respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19”, observa.

Segundo ela, o trabalho itinerante é uma ação inovadora que busca ampliar os locais de vacinação em pontos estratégicos de fácil acesso para a população. “Esse calendário prioriza as comunidades carentes e bairros nos quais nós tenhamos verificado crescimento da população canina e felina, com base na quantidade de doses aplicadas em campanhas anteriores”.

O calendário está sendo feito semanalmente, planejando ações simultaneas em vários bairros, a exemplo do Valentina de Figueiredo, Conjunto dos Colibris, Bessa e Brisamar. Seguindo a programação, esta semana as equipes estarão nas comunidades Aratu, Sonho Verde, Patrícia Tomaz e Jacarapé. Posteriormente, nos bairros Mangabeira, Colinas do Sul, Alto do Mateus, Mandacaru, Taipa e Bairro das Indústrias.

É importante informar, ainda, que a população conta com a possibilidade de vacinar seu animal no Centro de Controle de Zoonoses, nos Bancários. “Nós temos um posto fixo que funciona diarimente, nos dois turnos, no horário de expediente”.

Imunização

A vacina é gratuita e é importante que os animais mantenham seu calendário de vacinação em dia, já que a antirrábica imuniza contra a raiva animal – doença causada por um vírus que acomete animais e humanos. A contaminação ocorre por meio da mordida ou da saliva do animal, com risco de afetar o sistema nervoso central e levar a óbito. Fêmeas gestantes, amamentando e os filhotes com idade inferior a três meses de vida não devem ser vacinados.

O Centro de Zoonoses está localizado na rua Walfredo Macedo Brandão, 100, avenida principal do bairro dos Bancários. Telefone de contato para dúvidas é o (83) 3214-3459.

Últimas