Portal Correio Chió solicita Centros de Reabilitação para pacientes com sequelas da Covid-19

Chió solicita Centros de Reabilitação para pacientes com sequelas da Covid-19

Na Paraíba, mais de 400 mil casos da Covid-19 já foram confirmados, desde o início da pandemia. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, mais de nove mil paraibanos não resistiram aos sintomas e complicações do vírus, indo a óbito. Tais números somados aos relatos de pessoas com sequelas da Covid-19 motivaram o mandato parlamentar […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Foto: Divulgação

Na Paraíba, mais de 400 mil casos da Covid-19 já foram confirmados, desde o início da pandemia. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, mais de nove mil paraibanos não resistiram aos sintomas e complicações do vírus, indo a óbito.

Tais números somados aos relatos de pessoas com sequelas da Covid-19 motivaram o mandato parlamentar do deputado estadual Chió (Rede/PB), a requerer ao Estado, a instalação de Centros de Reabilitação Humanizados e Multidisciplinares para pacientes com sequelas da Covid-19.

O deputado enfatizou que a recuperação da Covid-19 vai, muitas vezes, além da alta hospitalar, fazendo com que os pacientes continuem necessitando de acompanhamento e tratamento.

“Vários pacientes, principalmente os que tiveram complicações e permaneceram internados por longos períodos, voltam para casa com sequelas que impactam não só a saúde, mas, a qualidade de vida. Alterações cardiorrespiratórias e neurológicas, fraqueza muscular, perda de mobilidade e fadiga, além de impactos à saúde mental, como ansiedade, depressão, distúrbios cognitivos e de memória estão entre as sequelas mais relatadas. É fundamental uma ação de Governo que permaneça assistindo esses paraibanos”, defendeu o parlamentar.

O Requerimento Nº 16.671/2021 foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba no último dia 08 de agosto, durante a ordem do dia. O pedido ainda alerta para a necessidade de envolver nos Centros, diferentes especialistas, com uma abordagem multidisciplinar integrada, diante da diversidade de sequelas que a doença pode deixar.

Últimas