Portal Correio Começa a 1ª Feira do Empreendedorismo Pretas e Pretos em João Pessoa

Começa a 1ª Feira do Empreendedorismo Pretas e Pretos em João Pessoa

Começa, neste domingo (7), a 1ª Feira do Empreendedorismo Pretas e Pretos. A abertura do evento acontece no Centro Cultural Parque Casa da Pólvora, no Centro Histórico. As atividades fazem parte da programação da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) em homenagem ao mês da Consciência Negra e contam com apoio da a Secretaria de […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Imagem ilustrativa | Foto: Pixabay

Começa, neste domingo (7), a 1ª Feira do Empreendedorismo Pretas e Pretos. A abertura do evento acontece no Centro Cultural Parque Casa da Pólvora, no Centro Histórico. As atividades fazem parte da programação da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) em homenagem ao mês da Consciência Negra e contam com apoio da a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). Segundo levantamento do Sebrae, mais de 60% dos empreendedores da Paraíba são pretos ou pardos.

“O empreendedorismo é a mola propulsora para que consigamos sair dessa situação de recessão econômica que o Brasil se encontra. A população preta e parda já é quem mais empreende no Brasil e tem exemplos marcantes que são sucessos internacionais, principalmente na área de cosméticos e beleza feminina”, analisa a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Vaulene Rodrigues.

Programação da 1ª Feira do Empreendedorismo Pretas e Pretos

Casa da Pólvora

Para animar a programação, haverá uma roda de samba, às 16h, com o grupo Unidos do Samba. A feira de artesanato começa um pouco antes, às 15h, e tem o aspecto de negócios diretos de produtores culturais e também de formação, a partir da capacitação dos empreendedores para seus negócios.

Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena

A partir das 14h do dia 24 de novembro, haverá capacitação da oficina MEI, que trata da formação de negócios, mostrando a importância da informalização e obrigações do microempreendedor individual. Às 15h, a capacitação será com a Startup Abracadabra, parceira da Sedest, que desenvolve uma solução de avaliação de viabilidade de negócios e irá promover um workshop diferenciado para o público. Às 16h, haverá uma oficina de turbante, com Andréa Gisele. Em seguida, às 18h, apresentação do Ballet Popular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). No dia 25, haverá feira de artesanato e gastronomia a partir das 14h; apresentação de capoeira às 18h; e apresentação do grupo de Rap Poesia Preta da Paraíba às 19h.

Largo da Gameleira

Na praia, a programação será no dia 26 de novembro e inclui a Feira do Empreendedorismo Pretas e Pretos, a partir das 14h. Haverá um ônibus para atendimento do programa ‘Eu Posso’, das 14h às 18h.

Também por lá terá o espaço Eu Posso Crescer, que oferece os serviços necessários para estimular a criação de novos negócios e facilitar a vida de quem sonha em trabalhar por conta própria. Na Casa do Empreendedor, vinculada à Sedest, estarão concentrados os setores para quem busca abrir ou formalizar uma empresa, desburocratizando os serviços. Às 18h, tem apresentação do grupo Eita de Tradições Nordestinas.

Inscrições

As inscrições para as oficinas começam no dia 22 de novembro. A Funjope vai divulgar o e-mail para os interessados em suas redes sociais.

Últimas