Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CRM-PB interdita eticamente UBS no bairro de Paratibe, em João Pessoa

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) interditou eticamente os médicos que trabalham na Unidade Básica de Saúde (UBS) Integrada Rosa de Fátima, no bairro de Paratibe, em João Pessoa, após fiscalização realizada na tarde desta quarta-feira (22). A unidade conta com quatro equipes de saúde da família, estando uma delas sem […]

Portal Correio|

UBS Rosa de Fátima Paratibe João Pessoa
UBS Rosa de Fátima Paratibe João Pessoa UBS Rosa de Fátima Paratibe João Pessoa

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) interditou eticamente os médicos que trabalham na Unidade Básica de Saúde (UBS) Integrada Rosa de Fátima, no bairro de Paratibe, em João Pessoa, após fiscalização realizada na tarde desta quarta-feira (22).

A unidade conta com quatro equipes de saúde da família, estando uma delas sem médico e outra com atendimento feito por profissional sem registro no CRM-PB. Além disso, faltam equipamentos básicos para consultas e estrutura física apresenta problemas graves, com ambiente insalubre para profissionais e pacientes.

Conforme o relatório de fiscalização do CRM-PB, nos consultórios da UBS Integrada Rosa de Fátima faltam equipamentos como termômetro clínico, estetoscópio, oftalmoscópio, otoscópio, lanterna com pilhas, balança antropométrica, dentre outros. Também faltam itens para higiene, como sabonete líquido, toalhas de papel, lixeiras, além de lençóis para macas, algumas estão com colchões inadequados ou sem colchões. Há banheiros sem condições de uso, com pias e vaso sanitário sem funcionar e sem porta.

A equipe do CRM-PB também encontrou uma estrutura predial bastante precária nos consultórios, com infiltração e mofo, mobiliário enferrujado, maca sem colchão e sem ar condicionado. Ainda há problemas nas condições de higiene e limpeza, e a iluminação é insuficiente para a realização das consultas.

Publicidade

“Infelizmente, a UBS apresenta problemas estruturais sérios, faltam médicos e equipamentos. São inconformidades que precisam ser resolvidas o mais breve possível. Tivemos que promover a interdição ética para garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais”, afirmou o diretor de fiscalização do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza.

A interdição da UBS teve início a zero hora desta quinta-feira (23) e impede que os médicos da unidade prestem seus serviços até que as inconformidades apontadas pelo CRM-PB sejam resolvidas. As quatro equipes de Saúde da Família que atuam na unidade são Mussumago I, Mussumago II, Sonho Meu e Paratibe.

O relatório do CRM-PB já foi entregue à prefeitura de João Pessoa para conhecimento e resolução dos problemas. Até a publicação desta matéria, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não havia respondido ao contato do Portal Correio sobre providências e qual o prazo que serão efetuadas as melhorias na unidade de saúde.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.