Portal Correio Cúpula inicia escolha das 50 melhores cachaças do Brasil; Eduardo realiza ações e pede votos para rótulos paraibanos

Cúpula inicia escolha das 50 melhores cachaças do Brasil; Eduardo realiza ações e pede votos para rótulos paraibanos

O ‘V Ranking Cúpula da Cachaça’ vai eleger e ranquear as melhores cachaças do ano no Brasil. A disputa que acontece em três fases já foi iniciada com a indicação do público sobre a sua cachaça preferida. Serão escolhidos 250 rótulos que passarão para a segunda fase da disputa. O deputado estadual Eduardo Carneiro, autor […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Eduardo Carneiro (Foto: Divulgação)

O ‘V Ranking Cúpula da Cachaça’ vai eleger e ranquear as melhores cachaças do ano no Brasil. A disputa que acontece em três fases já foi iniciada com a indicação do público sobre a sua cachaça preferida. Serão escolhidos 250 rótulos que passarão para a segunda fase da disputa. O deputado estadual Eduardo Carneiro, autor de lei e projetos em defesa das cachaças paraibanas, destacou a importância para a votação popular em rótulos paraibanos, que pode ser feita por meio do link https://www.cupuladacachaca.com.br/2021/
 
O parlamentar vem realizando ações estimulando o voto nas cachaças paraibanas. “Estamos entre os melhores produtores de cachaça do Brasil. Nosso produto é de qualidade e agrada todos os paladares. Convido a todos a votar nos nossos rótulos”, disse.
 
Ao acessar o link, o votante poderá escolher livremente entre as cachaças que conhece e votar em até três que sejam as suas favoritas. Vale qualquer cachaça em circulação no mercado, desde que ela seja legalizada (ou seja, devidamente registrada no Mapa). Também é possível votar apenas numa marca. Os votos serão distribuídos proporcionalmente pelas cachaças da marca escolhida.
 
Dos 250 rótulos, serão escolhidos 50. Nessa fase, os jurados passam a degustação às cegas que vai ranquear as melhores cachaças, em três categorias, e escolher a Cachaça do Ano. De acordo com a Cúpula da Cachaça, essa é uma iniciativa voltada para divulgar e fomentar a qualidade do destilado nacional brasileiro. 
 
A Cúpula da Cachaça – Antes de ser um grupo, foi um encontro marcado. Um grupo de amigos, especialistas em cachaça que se encontravam em eventos Brasil afora, planejaram, em 2012, uma reunião em que pudessem debater, com a devida calma, os diversos temas pertinentes à bebida nacional brasileira. Não são poucos os aspectos envolvidos com a história, produção e comercialização da cachaça que suscitam controvérsias e equívocos. E cada um daquele grupo sabia que a cada aprofundamento no conhecimento da cachaça, novos universos vão surgindo.
 
Dessa forma nasceu a Cúpula da Cachaça e posteriormente o “Ranking Cúpula da Cachaça”, uma iniciativa que demandou esforços ao longo de todo o segundo semestre de 2013, mas que desaguou, em janeiro de 2014 – quando o resultado foi divulgado. Com o trabalho reconhecido, passaram a integrar a Câmera Setorial da Cachaça, do Ministério da Agricultura, na qual buscam apoiar as causas dos produtores e dos consumidores.
 
Cachaça paraibana – A Paraíba é o estado nordestino que mais produz cachaça no Brasil, com 80 engenhos em seu território que, juntos, produziram 20 milhões de litro/safra só em 2020. Quando se trata da cachaça de alambique, aquela produzida em engenhos e de forma mais artesanal, a estimativa da Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique (Aspeca), é que a Paraíba esteja na liderança do país.

Últimas