Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

De Repente na Rede homenageia o cearense Lourival Pereira

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (25), mais um programa De Repente na Rede, atração que presta uma homenagem aos poetas e repentistas nordestinos. Desta vez, o homenageado será o cearense Lourival Pereira. A atração será transmitida às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube. Lourival Pereira é poeta, repentista, cantador, músico, compositor, […]

Portal Correio|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (25), mais um programa De Repente na Rede, atração que presta uma homenagem aos poetas e repentistas nordestinos. Desta vez, o homenageado será o cearense Lourival Pereira. A atração será transmitida às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube.

Lourival Pereira é poeta, repentista, cantador, músico, compositor, radialista e escritor. Filho de Arcênio Pereira Lima e Ana Firmino Gomes, nasceu em 1950, no sítio Bom Jardim, município de Jucás (CE). Ainda criança, despertou para a arte da cantoria através de um tio cantador, Antonio Pereira, que sempre visitava sua casa. Deu início à sua vocação poética em 1970, em Recife (PE), onde participou de programas na Rádio Repórter e TV Universitária.

Em 1975, fixou residência em Iguatu (CE) e passou a participar e apresentar vários programas de TV, a exemplo de ‘Entardecer no Sertão’ e ‘Amanhecer no Sertão’, além de outros na rádio, como: ‘Ao Som da Viola’, ‘Sertão por dentro e fora’, ‘Bom dia Sertão’ e ‘Viola de Ouro’.

Na década de 1990, gravou o seu primeiro disco de vinil, pelas gravadoras Chantecler e Continental, e se apresentou em diversos programas de TV: na TV Bandeirantes, no Show de Calouros do SBT (conquistando o 1° lugar), TV Jangadeiro e TV Diário. Pelo Brasil, participou de dezenas de festivais de norte a sul, competindo com grandes nomes da viola nacional.

Publicidade

Lourival Pereira também é um grande compositor, tendo músicas gravadas por diversos artistas, como Amazan (O Forró, o negócio dela); Neto Catuaba, de Mastruz com Leite (O bicho da minha prima); Bartô Galeno (Amor Caliente); Carlo André (O amor que temos); Evaldo Lucena (Por que será); Amado Edison (Porque será); Onildo Barbosa (A voz de um apaixonado); Caju e Castanha, Cristiane Neves, entre outros.

O ‘De Repente na Rede’ tem apresentação de Iponax Vila Nova. O projeto é uma versão alternativa ao ‘De Repente no Espaço’, que foi suspenso em março do ano passado, devido à pandemia do novo coronavírus.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.