Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

‘De Repente na Rede’ presta homenagem ao cantador paraibano Erasmo Ferreira

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (28), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube. A apresentação é de Iponax Vila Nova, […]

Portal Correio|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (28), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube. A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao repentista paraibano Erasmo Ferreira.

Erasmo Ferreira nasceu um Aroeiras e desde pequeno sinalizava a afinidade com a arte do repente e da cantoria. Percebendo o talento do filho, sua mãe logo o presenteou com o primeiro violão, instrumento comprado de um cigano que passava pela cidade. Assim, aos 15 anos, ele começou a participar de apresentações e, desde então, passou a se destacar em encontros e festivais de violeiros pela região Nordeste e por todo o país.

No começo dos anos 1990, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde deu continuidade à cantoria. Tem uma constante preocupação em promover a cultura nordestina, atuando em Aroeiras, Serra Branca, São José dos Cordeiros, entre outros municípios. Já conquistou vários prêmios em festivais de violeiros e gravou três CDs, acumulando também algumas participações em álbuns de festivais com parceiros de poesia.

Atualmente, Erasmo Ferreira reside em Campina Grande, onde assumiu, em janeiro deste ano, o cargo de presidente da Associação de Repentistas e Poetas Nordestinos (ARPN), com sede naquela cidade. Muito carismático e querido no meio artístico, além de grande cancioneiro e repentista, destaca-se também como bom negociador de violas dentro da categoria: compra, vende e troca violas como ninguém! Reza a lenda que tal talento foi herdado do cigano, aquele de sua infância, responsável por possibilitar a chegada da primeira viola.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.