Portal Correio Dia do Dentista: em JP, alunos participam de ação em saúde bucal para famílias Warao

Dia do Dentista: em JP, alunos participam de ação em saúde bucal para famílias Warao

Neste mês de outubro foi comemorado o Dia do Dentista (25) no Brasil para lembrar a importância desses profissionais que, dentre outros, são responsáveis pela qualidade de vida bucal da população. E na data de comemoração, estudantes do curso de Odontologia do Unipê participaram de uma ação social com famílias do povo Warao, refugiadas da […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio

Neste mês de outubro foi comemorado o Dia do Dentista (25) no Brasil para lembrar a importância desses profissionais que, dentre outros, são responsáveis pela qualidade de vida bucal da população. E na data de comemoração, estudantes do curso de Odontologia do Unipê participaram de uma ação social com famílias do povo Warao, refugiadas da Venezuela.

Nove graduandos e a Profa. Ma. Camila Brito atenderam 23 pessoas, entre adultos e crianças, em um abrigo da capital paraibana. Nessa atividade, as pessoas foram avaliadas pela equipe com exames clínicos para conferir as necessidades de saúde bucal e, assim, serem encaminhadas para a Clínica-Escola de Odontologia do Unipê.

“A gente levou uma ficha de triagem e anotou essas necessidades para direcionar para a especialidade certa”, disse Camila. Dentre as detectadas, foram percebidas muitas lesões de cárie. Além disso, muitas precisavam de exodontia (extração), tratamento de canal e periodontal (gengiva).

Cumprindo com um dos papeis sociais do cirurgião-dentista, a equipe trabalhou a educação em saúde bucal ao com um escovódromo para orientar sobre a escovação correta dos dentes. “A gente demonstrou com macromodelos, que são as peças de boca em tamanho aumentado, para eles fazerem a reprodução”, contou. Ainda, as famílias ganharam kits com escova e pasta de dentes, que foram arrecadados pelos alunos.

A ação foi mediada por um líder do abrigo, que fez a tradução das orientações para o idioma nativo das famílias, o Warao.

Aprendizado para os graduandos

A ação também contribui para o processo de aprendizagem dos estudantes do curso. E é considerada importante, segundo Camila.

“Acaba sendo um impacto grande para eles se deparar com uma realidade tão diferente da deles, mas eu considero uma vivência muito importante e positiva, tanto do ponto de vista das pessoas que vão ser auxiliadas por isso, quanto do aluno que acaba criando um outro olhar para o paciente. Porque uma coisa é você atender dentro da clínica, você não tem ideia de onde ele veio, quais condições ele vive. E quando a gente vai até o paciente a gente começa a observar esses outros fatores e a observar a influência que isso tem na saúde bucal”, assinalou.

A ideia é estender a ação para outros abrigos localizados em João Pessoa. “Os alunos se mostraram muito interessados desde a proposta do evento, muito engajados no momento, com vontade de fazer acontecer. E mais importante ainda, eles se mostraram empolgados com a possibilidade de novas ações como essa. Porque esse é um só dos abrigos, são vários em João Pessoa”, disse. “Assim que terminaram eles perguntaram: ‘quando é a próxima?’. Isso me deixou bem feliz”, comemorou a docente.

Últimas