Portal Correio Em dois dias, chove mais da metade do esperado para todo mês de agosto em João Pessoa

Em dois dias, chove mais da metade do esperado para todo mês de agosto em João Pessoa

João Pessoa registrou, em apenas dois dias, 52,4% do volume de chuvas esperado para todo o mês de agosto. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, em entrevista à Rede Correio Sat, foram 82 milímetros nas últimas 48 horas. Isso significa que um mesmo metro quadrado de área foi atingido por 82 […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Chuva em João Pessoa | Foto: Divulgação/Arquivo

João Pessoa registrou, em apenas dois dias, 52,4% do volume de chuvas esperado para todo o mês de agosto. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, em entrevista à Rede Correio Sat, foram 82 milímetros nas últimas 48 horas. Isso significa que um mesmo metro quadrado de área foi atingido por 82 litros de água de chuva. A média histórica do mês é 156,4 milímetros.

Segundo Kelson Chaves, apesar do cenário, a capital paraibana não registrou ocorrências graves. No entanto, a previsão é de que continue chovendo até esta quinta-feira (12) e, por esse motivo, a Defesa Civil permanecerá alerta para ocorrências.

“A chuva tem sido constante, mas em intensidade moderada. Isso permite que os pontos de alagamento sejam controlados, pois há tempo para escoamento da água. O que nos preocupa na constância das chuvas é o fato de termos rios que cortam a cidade. O volume das margens estão se elevando, podendo gerar transtornos às comunidades ribeirinhas. Se não houver vazão dos rios, algumas casas possivelmente serão atingidas. Também temos barreiras e encostas e, nesses locais, existem edificações. Não conseguimos conter a força da natureza e essas edificações acabam correm risco. Embora já tenhamos feito notificações e alertas, essa população insiste em continuar nas áreas de risco”, disse.

Diante de emergências, a população de João Pessoa pode acionar a Defesa Civil pelos telefones 0800 285 9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado (telefone 193).

Além de João Pessoa, outros 41 municípios da Paraíba estão sob alerta laranja (perigo) de acumulado de chuvas. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia nas áreas listadas. O órgão alerta para o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

A população deve evitar enfrentar o mau tempo e ficar atenta a alterações nas encostas. Também é recomendado o desligamento de aparelhos elétricos e do quadro geral de energia, se possível. Em caso de situação de inundação, ou similar, a orientação é proteger pertences envolvendo-os em sacos plásticos.

Municípios sob risco de acumulado de chuvas Alhandra Araçagi Aroeiras Baía da Traição Bayeux Caaporã Cabedelo Caldas Brandão Capim Conde Cruz do Espírito Santo Cuité de Mamanguape Curral de Cima Gurinhém Ingá Itabaiana Itapororoca Itatuba Jacaraú João Pessoa Juripiranga Lucena Mamanguape Marcação Mari Mataraca Mogeiro Mulungu Natuba Pedras de Fogo Pedro Régis Pilar Pitimbu Riachão do Poço Rio Tinto Salgado de São Félix Santa Rita São José dos Ramos São Miguel de Taipu Sapé Sobrado Umbuzeiro

Últimas