Portal Correio Em Monteiro, Fórum discute retomada econômica na Paraíba no pós-pandemia

Em Monteiro, Fórum discute retomada econômica na Paraíba no pós-pandemia

O ‘Fórum Caminhos da Retomada’ desembarcou no município de Monteiro nessa quarta-feira (29). Lá, o deputado Tovar Correia Lima, representando a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), se reuniu com vereadores na Câmara Municipal, com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e também da Associação Comercial. O Fórum está reunindo colaborações da sociedade e de […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Foto: Divulgação

O ‘Fórum Caminhos da Retomada’ desembarcou no município de Monteiro nessa quarta-feira (29). Lá, o deputado Tovar Correia Lima, representando a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), se reuniu com vereadores na Câmara Municipal, com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e também da Associação Comercial. O Fórum está reunindo colaborações da sociedade e de entidades para apresentar uma proposta factível de retomada da economia aos poderes constituídos no estado. A formulação do plano deve receber o apoio da bancada federal paraibana no Congresso, da Famup e de todos os prefeitos.
 
“É papel desse debate, estabelecer como entrega principal um plano de ação que compreenda as singularidades de cada região da Paraíba, estabelecendo com inquestionável base científica um calendário de ações para a análise e execução do Governo do Estado. Entendemos que as alternativas de retomada precisam considerar as vocações próprias de cada local. Seria uma volta de superação. Sendo assim, entendemos que o município de Monteiro, como outros já percorridos, merece estar no centro das discussões”, afirmou Tovar.
 
Entre as pautas do município, foi apresentada a questão da utilização produtiva das águas da transposição com a finalidade de gerar emprego e renda na região, tendo ainda a fomentação por parte do governo para que haja a possibilidade de utilizar essas águas, já que os produtores locais não possuem recursos suficientes. Já na CDL, foram discutidos os altos valores de impostos cobrados pelo governo, bem como a burocratização para que micro e pequenos empreendedores e comerciantes locais possam fazer empréstimos nos bancos.
 
Na Câmara Municipal de Monteiro, Tovar se reuniu com o presidente Sandro Lira e os vereadores Paulo Sérgio e Cajó. O deputado destacou a criação do Centro Paraibano de Emprego que é a principal pauta de debates do Fórum nos mais diversos municípios por onde passou (Campina Grande, Patos, Cajazeiras e Guarabira). A estrutura do Centro será um espaço de oportunidades que vai reunir serviços de abertura de empresa, de apoio ao pequeno empresário que quer recuperar o seu negócio, com parcerias com bancos de fomento de crédito e cooperativas.
 
Logo em seguida, o deputado Tovar se reuniu com o presidente da Associação Comercial de Monteiro, Wagner Lira. “Foi uma conversa produtiva no sentido de encontrarmos soluções e caminhos que garantam o retorno econômico, de uma forma segura. Temos nos pautado em contribuir com o estado da Paraíba a construir um plano de retomada econômica e para isso, precisa ouvir as entidades produtivas, os setores empresariais, comerciantes, universidades, e principalmente o cidadão”, destacou.
 
Durante as reuniões nos municípios visitados também estão sendo debatidas outras pautas voltadas a ações estruturantes, que são fundamentais para o Estado, como a duplicação da BR-230 de Campina Grande para o Sertão, a ferrovia Transnordestina, o ramal da transposição de Piancó. Ações que são relevantes para o desenvolvimento da Paraíba, bem como, os vôos regionais.

Últimas