Portal Correio Especialista dá dicas de alimentação para viver mais e melhor

Especialista dá dicas de alimentação para viver mais e melhor

Envelhecer com saúde depende, principalmente, dos hábitos ao longo da vida. Fatores como a genética podem influenciar na qualidade de vida, porém a prática de exercícios físicos regulares e alimentação balanceada são essenciais para viver mais e melhor. Para orientar os clientes a respeito de hábitos saudáveis, a Unimed João Pessoa realiza na próxima terça-feira […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Foto: Divulgação

Envelhecer com saúde depende, principalmente, dos hábitos ao longo da vida. Fatores como a genética podem influenciar na qualidade de vida, porém a prática de exercícios físicos regulares e alimentação balanceada são essenciais para viver mais e melhor. Para orientar os clientes a respeito de hábitos saudáveis, a Unimed João Pessoa realiza na próxima terça-feira (24), das 14h30 às 16h30, a oficina “Alimentação, longevidade e qualidade de vida”. O evento será on-line, gratuito e exclusivo para clientes.

Para manter uma alimentação saudável, não é preciso radicalizar, mas, sim, moderar. Consumir alimentos in natura e minimamente processados em boa parte da semana, deixando os processados ou ultraprocessados para o fim de semana ou para eventualidades, é a dica da nutricionista Jéssica Lisboa, da equipe da Unimed João Pessoa. “Quanto mais equilibrada em proteínas e rica em antioxidantes, melhor será a saúde das células. Dessa forma, evitaremos o estresse oxidativo e inflamações que antecipam e agravam o processo de envelhecimento, bem como o desenvolvimento de doenças”, explica.

Segundo a nutricionista, de modo geral, as grandes refeições – que são o café da manhã, almoço e jantar -, precisam ter todos os macronutrientes (carboidratos, proteínas e também gorduras), mas tudo de forma equilibrada. “Os alimentos que contêm carboidratos complexos nos fornecem energia e fibras. São o pão integral, batata-doce, inhame, macaxeira, feijão e frutas”, informa Jéssica. “Já as proteínas, estão presentes na carne bovina magra, peixes, frango, carne suína, ovos e queijos brancos. Para suprir as necessidades de gorduras, o ideal são óleos vegetais, como azeite de oliva, abacate, castanhas, nozes, amendoim e sementes como chia, linhaça e girassol”, completa.

Alimentos que contenham as chamadas calorias vazias – que não apresentam valor nutricional, mas elevam o estoque de energia – devem ser evitados, de acordo com Jéssica Lisboa. Assim como também é recomendável fugir de aditivos químicos em excesso, sódio, gorduras trans e hidrogenadas, presentes nos embutidos (salsichas e linguiças), salgados fritos e salgadinhos, por exemplo.

“Bebidas açucaradas, sejam chás, sucos de caixa, refrigerantes ou achocolatados, também devem ser cortadas. Outros vilões da longevidade são os doces e bolos, pois eles não nutrem o corpo e geram inflamações que favorecem o desenvolvimento de doenças como hipertensão, diabetes e até câncer”, alerta.

Os especialistas reforçam que, para ter uma vida mais saudável e longa, é de suma importância, além de uma boa nutrição e hidratação, manter o estresse sob controle, praticar atividades físicas no mínimo 3 vezes na semana, fazer check-ups e exames de sangue anualmente e ter momentos de lazer durante a semana.

Oficinas sobre saúde

“Alimentação, longevidade e qualidade de vida” é uma das atividades que integra a programação gratuita da Unimed João Pessoa para clientes. Jéssica Lisboa irá orientar os participantes a se alimentar melhor e a incluir alimentos saudáveis na dieta.

As inscrições estão abertas e, para participar, basta acessar o Portal da Unimed João Pessoa e escolher a oficina. Há também outros eventos com diversos temas como autocuidado e alongamento para a melhor idade que serão realizados no mês de agosto.

Confira sugestões de um cardápio equilibrado e saudável

Café da manhã

• Fruta (unidade ou porção). Adicionar chia e aveia em flocos grossos ou farelo
• Ovos ou queijos
• Pão integral, tapioca, cuscuz ou batata doce
• Café puro simples (opcional) com canela

Lanche

• Fruta (unidade ou porção). Adicionar chia e aveia em flocos grossos ou farelo
• Castanhas ou amendoim

Almoço

• Salada de verduras cruas e cozidas com azeite de oliva
• Proteína (peixe, frango, carne suína ou carne bovina)
• Feijão (preto, mulatinho, roxo, rosinha, verde)
• Arroz integral ou macarrão integral
• Fruta (unidade ou porção)

Jantar

• Sopa de legumes e carnes ou de frango ou Inhame/macaxeira com uma fonte de proteína

Ceia

Fruta unidade ou porção de chia e aveia em flocos grossos ou farelo

Últimas