Portal Correio Estado abre inscrições para o Prêmio Literário José Lins Do Rego – 120 Anos

Estado abre inscrições para o Prêmio Literário José Lins Do Rego – 120 Anos

O Governo do Estado da Paraíba, por intermédio da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) e da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), tornou público que estão abertas as inscrições, até 1º de outubro de 2021, do Prêmio Literário José Lins Do Rego – 120 Anos. O edital da premiação foi publicado na edição desta quarta-feira […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Foto: Imagem ilustrativa/StockSnap por Pixabay

O Governo do Estado da Paraíba, por intermédio da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) e da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), tornou público que estão abertas as inscrições, até 1º de outubro de 2021, do Prêmio Literário José Lins Do Rego – 120 Anos. O edital da premiação foi publicado na edição desta quarta-feira (18) do Diário Oficial do Estado, a partir da página 14 do documento.

O lançamento deste concurso se insere na programação do Ano Cultural José Lins do Rego, concebido pelo Governo do Estado para homenagear o autor paraibano por ocasião das comemorações dos 120 anos de seu nascimento.

O prêmio visa à seleção, premiação e publicação das melhores obras inscritas nas categorias Romance, Conto/Crônica, Poesia e Infantojuvenil, no âmbito da coleção Edições Funesc. A finalidade do certame é revelar e reconhecer talentos, além de estimular a criação e a divulgação de obras de autores da Paraíba, no âmbito da literatura.

Os prêmios, na forma de publicação das obras vencedoras, são o resultado de uma ação conjunta da EPC e da Funesc, através, respectivamente, da Editora A União e da Diretoria Técnica/Biblioteca Juarez da Gama Batista.

Estão habilitados a concorrer ao prêmio autores paraibanos e também de outros estados brasileiros, desde que residam na Paraíba há mais de dois anos, independente de sexo, identidade de gênero, etnia e formação cultural, religiosa ou política.

As pessoas participantes devem apresentar obras inéditas nas categorias estabelecidas no edital, sem qualquer restrição temática, desde que não ensejem preconceitos e/ou exclusão social, entre outras formas de violência social.

Inscrições

Os candidatos poderão fazer inscrições exclusivamente por meio digital. Serão consideradas inscritas as obras recebidas até as 23h59 do último dia do prazo, 1º de outubro de 2021. O edital e o link do formulário padrão de inscrição ficam disponíveis no site da Funesc (www.funesc.pb.gov.br).

Premiação

No total, serão selecionadas para publicação em livro com os selos Edições Funesc e Editora A União, cinco obras, uma em cada categoria.

Serão impressos 200 livros de cada categoria, no total de 1.000 exemplares. Os candidatos premiados terão direito, cada um, a uma cota de 50 exemplares de suas respectivas obras, a título de direitos autorais em forma de produto, ficando a Funesc e a Editora A União isentas de posterior pagamento por direitos desta natureza.

O saldo remanescente de 750 exemplares dos cinco títulos premiados serão de responsabilidade distributiva da Funesc, através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba e da EPC, que dividirão o saldo de livros entre si, em partes iguais.

Últimas