Portal Correio Festival de Cinema em Soledade começa nesta quarta-feira

Festival de Cinema em Soledade começa nesta quarta-feira

Começa nesta quarta-feira (10) o 2ª Festival de Cinema de Soledade. O evento, que vai até sexta-feira (12), premiará produções nordestinas e oferece oficinas artísticas para os inscritos. O município, que já foi cenário de dezenas de filmes, inclusive nacional, se destaca pela valorização cultural e fomento à sétima arte. Esta edição da festa, contempla […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Festival de Cinema de Soledade (Foto: Divulgação)

Começa nesta quarta-feira (10) o 2ª Festival de Cinema de Soledade. O evento, que vai até sexta-feira (12), premiará produções nordestinas e oferece oficinas artísticas para os inscritos. O município, que já foi cenário de dezenas de filmes, inclusive nacional, se destaca pela valorização cultural e fomento à sétima arte. Esta edição da festa, contempla exclusivamente obras feitas no Nordeste. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura Municipal. 

A programação do Festival começou desde a segunda-feira (8), com a oficina ‘Cinemando’, ministrada pelo paraibano Kennel Rogis. O curso abordou teoria e prática do cinema e foi voltado para quem já atua ou quer iniciar a participar de produções audiovisuais, inclusive alunos da Escola Luiz Gonzaga Burity, onde aconteceu o momento, que continua nesta terça e quarta-feira (10).  O ator Jhony Luiz participará da oficina de atuação para cinema, TV e teatro na quarta, quinta (11) e sexta-feira.  Já a premiação dos vencedores dos troféus acontecerá no último dia de festa. 

Idealizador do projeto, Gabriel Lima ressalta que o Festival fortalece o que já é tradição na cidade: o amor pelo cinema. “Essa identificação é algo que já faz parte da nossa história, pois há anos as pessoas fazem filmes por aqui. O Festival consolida e capacita quem deseja aprender técnicas e recursos para melhorar o que já tem sido feito”, pontuou.

O evento inicia nesta quarta-feira e premia as produções feitas no Nordeste e reverencia ainda a filmes criados por estudantes da Paraíba. A premiação é dividida em duas categorias, sendo a ‘Cine Carcará’ voltada para os filmes produzidos no Nordeste e o ‘Cine Escola’ para os materiais feitos por estudantes.  Seis filmes foram classificados para disputar o troféu Carcará e outros três para a modalidade ‘Cine Escola’. 

Em Soledade, a população faz do cinema um passatempo e desde o ano 2000 usa a criatividade para contar histórias gravadas em vídeos. Foi o pescador Ivanildo Gomes um dos primeiros a colocar em prática a paixão pelos filmes, quando convocou conhecidos para integrar o elenco de ‘Pescaria Sangrenta’, sua primeira obra. Hoje, soma mais de dez filmes, entre os quais dirigiu e atuou. 

Disputam o Troféu Cine Carcará os curtas ‘O que Resta’; ‘Sobre Nossas Cabeças’; ‘O Menino que Morava no Som’ e os longas ‘Incursão’; ‘Narrativas’ e ‘Sapato 36’. Na categoria Cine Escola concorrem as produções ‘Eternidade’; ‘Isolamento Rural’ e ‘Maria Eulália – Nossa Centenária Mestra’.

O Festival de Cinema de Soledade é realizado por Gabriel Lima, com apoio da Prefeitura de Soledade, Clube Recreativo do Município e Leirbag Filmes. O evento conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet); Cagepa; Secretaria de Estado de Cultura; Secretaria Especial de Cultura; Governo da Paraíba; Ministério do Turismo e Governo Federal. 

Programação

Quarta-feira (10)
14h – Oficina Cinemando – Kennel Rogis 
Oficina de atuação para TV, cinema e teatro – Jhony Luz 
18h – Abertura dos portões
18h30 – Solenidade Oficial de Abertura do II Festival de Cinema de Soledade (Maestro Flavinho e Luiza Barreto) 
20h  – Exibição da Mostra de Cinema Competitiva – Categoria B
20h30 – Exibição da Mostra de Cinema Competitiva – Categoria A

Quinta-feira (11):
14h – Oficina de atuação para TV, cinema e teatro – Jhony Luz 
18h30 – Abertura dos portões
19h –  Exibição da Mostra de Cinema Competitiva – Categoria B
19h30 –  Exibição da Mostra de Cinema Competitiva – Categoria A

Sexta-feira (12)
14h – Oficina de atuação para TV, cinema e teatro – Jhony Luz 
17h30 – Abertura dos Portões
18h – Exibição da Mostra de Cinema Competitiva – Categoria B
18h30 – Exibição da Mostra de Cinema Competitiva – Categoria A
20h – Cerimônia de Encerramento do II Festival de Cinema de Soledade e premiação dos vencedores (Participação musical dos ganhadores do Solvoz – Jhulia e Nathalia)

Últimas