Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fitoterapia: nutricionista explica para que serve o Ginseng

É bastante provável que você já tenha ouvido falar sobre o preparo de ervas (ou até tomado algum) como forma de prevenir ou tratar doenças. A fitoterapia, denominação desse recurso terapêutico feito a partir de plantas, é uma das formas mais antigas de medicina. São variadas as plantas, assim como suas finalidades. E dentre elas […] The post Fitoterapia: nutricionista explica para que serve o Ginseng first appeared on Portal Correio.

Portal Correio|

É bastante provável que você já tenha ouvido falar sobre o preparo de ervas (ou até tomado algum) como forma de prevenir ou tratar doenças. A fitoterapia, denominação desse recurso terapêutico feito a partir de plantas, é uma das formas mais antigas de medicina. São variadas as plantas, assim como suas finalidades. E dentre elas está o Ginseng, cujo uso é milenar na medicina tradicional da China. Mas para que ele serve?

O Panax giseng, popularmente conhecido apenas como Ginseng, é uma erva cultivada em regiões subtropicais, especialmente em países asiáticos (China, Japão, Korea e Rússia). Alguns estudos asiáticos apontam que ela é amplamente usada como tônico para garantir a energia, restaurar o equilíbrio do corpo e reduzir o estresse.

“Em geral, produtos fitoterápicos são ricos em diversos compostos bioativos que podem trazer benefícios a saúde. No caso do Ginseng, destaca-se um polissacarídeo com múltiplas bioatividades. Estudos in vitro revelam efeitos antioxidantes, que seriam a capacidade de atenuar os efeitos de radicais livres para as células. Os radicais livres são comumente produzidos pelo corpo e podem gerar doenças”, diz a nutricionista e Profa. Dra. Keyth Sulamitta, coordenadora do curso de Nutrição do Unipê.

Veja mais benefícios:

Publicidade

– Propriedades imunomoduladoras: o Ginseng tem a capacidade de aumentar as células de defesa do corpo, como macrófagos e leucócitos;

– Atividade antitumoral: estudos sugerem que o fitoquímico seria capaz de atenuar a proliferação de células tumorais;

Publicidade

– Propriedade anti-inflamatória: traz benefícios inclusive para o fígado, atenuando a geração de substâncias inflamatórias.

“E ainda outros estudos com animais mostram potenciais efeitos antivirais e antidepressivo”, acrescenta a nutricionista. Contudo, Keyth aponta a necessidade de se atentar para os produtos comercializados: muitos possuem misturas de extratos de plantas e outras espécies do Ginseng, o que pode propiciar adulteração do produto.

Publicidade

Para consumi-lo adequadamente, a professora lembra a importância de se consultar com um profissional de saúde, como um nutricionista ou médico especializados – até para saber se há necessidade de consumir Ginseng.

Seja um profissional de nutrição!

Se você gosta das temáticas ligadas à alimentação, no curso de Nutrição do Unipê você aprenderá como contribuir para a melhoria da qualidade de vida, com vistas à segurança alimentar e à atenção dietética. Conheça mais sobre a graduação aqui!

The post Fitoterapia: nutricionista explica para que serve o Ginseng first appeared on Portal Correio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.