Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Forças de Segurança da Paraíba fazem ‘Operação Semana Santa’ com mais de 7 mil policiais e bombeiros

Os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública da Paraíba vão executar um trabalho de prevenção e repressão da violência durante o feriadão da Semana Santa, com o reforço de abordagens, blitz e saturação de pontos estratégicos. O planejamento inclui a Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds), com Polícia Militar, Polícia Civil […] The post Forças de Segurança da Paraíba fazem ‘Operação Semana Santa’ com mais de 7 mil policiais e bombeiros first appeared on Portal Correio.

Portal Correio|

Semana Santa
Semana Santa Semana Santa

Os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública da Paraíba vão executar um trabalho de prevenção e repressão da violência durante o feriadão da Semana Santa, com o reforço de abordagens, blitz e saturação de pontos estratégicos.

O planejamento inclui a Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds), com Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, e ainda Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Ao todo, 7,2 mil policiais e bombeiros e 625 viaturas serão empregados diretamente na ‘Operação Semana Santa 2022’, além do serviço normal, atuando de forma integrada em todo o território paraibano.

O trabalho também conta com o Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Sesds, com as aeronaves Acauã 1 e 2 em apoio às operações policiais e ainda a resgates, do litoral ao sertão.

Polícia Militar

A Polícia Militar vai empregar 4.731 homens e mulheres e 374 viaturas, que serão dispostos principalmente na região metropolitana da Capital, Campina Grande, Patos e demais cidades polos do Sertão. Receberão apoio os eventos religiosos e serão intensificados os trabalhos de abordagens a pessoas e veículos, blitzen, checkpoints, em locais propícios à situação de vulnerabilidade social. A escolha dos chamados ‘pontos quentes’ é definida com base em um estudo de geoprocessamento realizado pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Assessoria de Ações Estratégicas da Sesds.

Publicidade

A instituição também vai reforçar a presença nos locais onde acontecerão celebrações religiosas, próximo aos mercados públicos e em praias, que são pontos que devem receber um aumento da movimentação de pessoas. Serão utilizadas todas as modalidades de policiamento: a pé, motorizado, canil, choque, policiais do Batalhão Ambiental, Ciclo Patrulha, Rádio Patrulha, Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Cavalaria, Companhia Especializada de Atendimento ao Turista (Ceatur), entre outras.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar vai empregar um efetivo de 1.267 homens e mulheres durante toda operação, com auxílio de 38 viaturas operacionais e administrativas. Atuando em uma área de 96 km de litoral, de Lucena a Pitimbu, serão ativados 90 postos de guarda-vidas com o apoio de sete embarcações itinerantes, além de mergulhadores e equipes de monitoramento com drones.

Publicidade

O planejamento da instituição visa dirimir eventuais necessidades do período, que é conhecido pelo grande fluxo de banhistas nas praias do Litoral paraibano por conta do feriadão. Assim, a instituição pretende cobrir estrategicamente as áreas de maior concentração de pessoas, executando o trabalho de prevenção, principalmente afogamentos.

Polícia Civil

Responsável pelo trabalho investigativo, a Polícia Civil terá 1.241 homens e mulheres trabalhando em delegacias no Estado, entre delegados, agentes de investigação, escrivães de polícia, agentes operacionais e servidores do Instituto de Polícia Científica (IPC), com a presença de 209 viaturas.

Publicidade

Na 1ª Superintendência Regional de Polícia Civil (SRPC), que abrange a Capital e os litorais Sul e Norte, o atendimento à população acontecerá na Central de Flagrantes, 3ª Delegacia Distrital de Cabedelo, 4ª Delegacia Distrital de Bayeux, 5ª Delegacia Distrital de Santa Rita, 6ª Delegacia Distrital de Alhandra e Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur). Ainda estarão de plantão equipes das delegacias especializadas de Homicídios, Infância e Juventude, Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam).

Na 2ª SRPC, que abrange a região de Campina Grande, o plantão será na Central de Polícia, na Delegacia de Atendimento Especializado a Mulher, e nas cidades de Queimadas, Esperança, Picuí, Monteiro e Juazeirinho. Na região de Guarabira (4ª SRPC), o plantão será nas delegacias seccionais de Itabaiana Guarabira, Mamanguape, Sapé e Solânea. No Sertão, os polos de plantão serão localizados na Central de Polícia de Patos, na Deam, e nos municípios de Princesa Isabel, Itaporanga, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras.

Reforço no Sistema Prisional

Alinhada com os órgãos operativos da Segurança, a Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), por meio da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (Gesipe), participa da operação com equipes do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) e da Força Tática Penitenciária.

Serão 16 policiais penais e quatro viaturas dando suporte ostensivo, verificando situações de possíveis quebras de regime por parte dos presos dos regimes aberto e semiaberto, além dos apenados que são monitorados por tornozeleiras eletrônicas com o suporte do Centro de Operações Penitenciárias (Copen), fiscalizando situações como a circulação fora de horários, consumação de bebida alcoólica, além do recolhimento dos possíveis infratores, apresentando-os às autoridades judiciais competentes.

Operação Lei Seca

Até o Domingo de Páscoa (17), as equipes da Lei Seca do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vão participar da Operação Semana Santa. Cerca de 50 agentes comporão as equipes, que combaterão o consumo de álcool junto com direção.

190, 193, 197 e Delegacia Online

Como mais canais de atendimento ao cidadão, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social disponibiliza o número 190, para comunicar qualquer tipo de ocorrência à Polícia Militar; o 193, que atende situações de resgates, acidentes, colisões, incêndios e outras emergências relacionadas à vida; e o Disque Denúncia (197), que recebe da população denúncias anônimas, com total sigilo e de forma gratuita. Nos casos de ocorrências simples, sem violência, a população pode contar com o serviço da Delegacia Online (www.delegaciaonline.pb.gov.br).

The post Forças de Segurança da Paraíba fazem ‘Operação Semana Santa’ com mais de 7 mil policiais e bombeiros first appeared on Portal Correio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.