Portal Correio Funesc lança projeto ‘De Repente na Estrada’ e anuncia fortalecimento das ações no interior do Estado

Funesc lança projeto ‘De Repente na Estrada’ e anuncia fortalecimento das ações no interior do Estado

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba lança, em parceria com o Detran-PB, o projeto ‘De Repente na Estrada’, que até o fim deste ano percorrerá 12 cidades paraibanas. São cantorias com duplas de violeiros do Nordeste. O evento de lançamento acontece nesta sexta-feira (21), às 20h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço […] The post Funesc lança projeto ‘De Repente na Estrada’ e anuncia fortalecimento das ações no interior do Estado first appeared on Portal Correio.

Portal Correio
Funesc

Funesc

Portal Correio
Foto: Thercles Silva/Divulgação

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba lança, em parceria com o Detran-PB, o projeto ‘De Repente na Estrada’, que até o fim deste ano percorrerá 12 cidades paraibanas. São cantorias com duplas de violeiros do Nordeste. O evento de lançamento acontece nesta sexta-feira (21), às 20h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Os convidados são os mestres Ivanildo Vila Nova (PE) e Rogério Meneses (PB). A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, coordenador do projeto.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

“Este ano celebramos os 40 anos da Funesc com um duplo desafio: fortalecer a presença da instituição no interior do estado e retomar as atividades presenciais com os cuidados que o momento exige. Com responsabilidade e respeito aos protocolos sanitários, será possível promover ações que proporcionem alento e esperança para as pessoas”, explica Pedro Santos, presidente da Funesc, lembrando que a ideia é descentralizar, fortalecendo a circulação artística no interior do Estado.

“Esse é um projeto que incentiva a nossa cultura popular, valorizando os nossos poetas cantadores. Agora temos o ‘De Repente na Estrada’ e é uma alegria muito grande para todos nós do Detran da Paraíba apoiar esse projeto que promove acesso aos nossos bens culturais em todos os rincões do nosso estado”, disse o superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto.

Além de João Pessoa, os municípios de Bananeiras, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Aguiar, São Bento, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana receberão a visita do projeto. A Funesc e o Detran contarão com apoio das prefeituras de cada cidade que sediará a programação. Em todos os locais o acesso será gratuito. Nas cidades onde o projeto for realizado em ambientes fechados, será exigida a apresentação de esquema vacinal completo.

Acompanhe a TV Correio na internet

Após dois anos em formato virtual, o projeto De Repente volta a ser realizado presencialmente e vai circular as 12 Regionais de Cultura da Paraíba. A ação contará com a participação de 30 repentistas de seis estados do Nordeste: Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. Nos meses de março e dezembro, acontecerão edições especiais. Uma em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e, para fechar o ano, o Festival De Repente no Espaço.

“Nos anos 90, a cantoria ganhou visibilidade nos grandes centros e agora está voltando para as pequenas cidades. Quando Pedro apresentou essa proposta de circulação do projeto, fiquei encantado com essa possibilidade de levar a cantoria a diferentes cidades todos os meses”, disse Iponax Vila Nova, lembrando que a versão online será mantida. “Vamos continuar fazendo o De Repente na Rede e talvez possamos pegar trechos dos eventos presenciais para inserir na programação”.

Mulheres na cantoria

No mês de março, o município de Campina Grande sediará a terceira edição do Festival Mulheres no Improviso (FEMI), integrando a programação do Mês da Mulher. A edição especial do De Repente acontece no dia 11, no Cine-Teatro São José, com um time de poetas cantadoras de diferentes gerações.  Elas se apresentarão em duplas: Minervina Ferreira (PB) e Francisca Maria (PB); Fabiane Ribeiro (MA) e Lucinha Saraiva (CE); Santinha Maurício (PE) e Maria da Soledade (PB); Toinha Brito (CE) e Damiana Pereira (CE).

Mudanças no projeto

Em seu formato inicial, o projeto acontecia apenas em João Pessoa, com o nome ‘De Repente no Espaço’. As cantorias eram mensais e o ponto de encontro era o mezanino do Teatro Paulo Pontes. Foi assim de 2015 até o início de 2020, quando as atividades foram suspensas em função das medidas de prevenção contra a Covid-19. Com a pandemia, uma nova configuração do projeto foi criada para o ambiente virtual, com o nome ‘De Repente na Rede’.

Confira o itinerário do ‘De Repente na Estrada’ em 2022

21/01, 20h – João Pessoa, com Ivanildo Vila Nova (PE) e Rogério Meneses (PB)

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira

04/02, 20h –  Bananeiras, com Antônio Carlos (PB) e Raimundo Caetano (PB)

Local: Espaço Cultural Oscar de Castro

11/03, 20h – Campina Grande, Festival , com Minervina Ferreira (PB), Francisca Maria (PB), Fabiane Ribeiro (MA), Lucinha Saraiva (CE), Santinha Maurício (PE), Maria da Soledade (PB), Toinha Brito (CE) e Damiana Pereira (CE)

Local: Cine Teatro São José

01/04, 20h – Cuité, com Felipe Pereira (RN) e Helânio Moreira (RN)

Local: Teatro Municipal Dona Chicota

06/05, 20h – Monteiro, com Zé Viola (PI) e Hipólito Moura (PI)

Local:  Praça João Pessoa

03/06, 20h – Patos, com Miro Pereira (RN) e Jorge Macêdo (CE)

Local: Fundação Ernani Satyro

01/07, 20h – Aguiar, com Afonso Pequeno (PE) e André Santos (PE)

Local: Praça Miguel Izidio Leite

05/08, 20h – São Bento, com João Lídio (PE) e Antônio Silva (PB)

Local: Distrito de Barra de Cima

02/09, 20h – Cajazeiras, com Jeferson Silva (PI) e Jairo Silva (PI)

Local: Teatro Íracles Brocos Pires

07/10, 20h – Sousa, com Gilmar de Oliveira (PB) e Cícero Justino (CE)

Local: Praça da Estação

04/11, 20h – Princesa Isabel, com Sebastião Dias (RN) e Severino Pereira (PB)

Local: Escola Municipal Carlos Alberto

02/12, 20h – Itabaiana, com Erasmo Ferreira (PB) e João Lourenço (PB)

Local: Praça Epitácio Pessoa

23/12, 20h – João Pessoa (Festival De Repente no Espaço)

Local: Espaço Cultural José Lins do Rego

The post Funesc lança projeto ‘De Repente na Estrada’ e anuncia fortalecimento das ações no interior do Estado first appeared on Portal Correio.

Últimas