Portal Correio Funesc transmite homenagem aos 436 anos de João Pessoa com Flávio Tavares e Berra Boi

Funesc transmite homenagem aos 436 anos de João Pessoa com Flávio Tavares e Berra Boi

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) prepararam uma programação especial nesta quinta-feira (5) em homenagem ao aniversário da capital do Estado, que faz 436 anos. Às 18h30, abrindo o projeto ‘Fluxus’, a Funesc fará transmissão ao vivo de uma ação conjunta do artista plástico Flávio Tavares e […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Flávio Tavares (Foto: Divulgação)

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) prepararam uma programação especial nesta quinta-feira (5) em homenagem ao aniversário da capital do Estado, que faz 436 anos.

Às 18h30, abrindo o projeto ‘Fluxus’, a Funesc fará transmissão ao vivo de uma ação conjunta do artista plástico Flávio Tavares e da banda Berra Boi (Lucas Dan, Cassicobra e Esmeraldo Marques). Uma ‘jam session’ de música e artes visuais. Sons e imagens da cidade, com produção simultânea e interação artística. A transmissão será pela TV Funesc e pela TV Assembleia.

“É uma proposta nova pra gente. Inusitada e desafiadora. Já fizemos vários experimentos nas áreas de teatro e dança, mas nunca nas artes visuais. Neste caso, além de ser das artes visuais, é uma pessoa com uma história tão importante para a nossa a cidade e para o nosso estado como Flávio Tavares. Estou super curioso para unir a nossa música à arte de Flávio”, disse Cassicobra, da banda Berra Boi.

Flávio Tavares destacou o ineditismo de uma ação como essa e falou sobre a felicidade de integrar essa homenagem. “É um prazer enorme estar participando dessa jornada com a Funesc. É um projeto bastante agradável. A tela será uma grande homenagem à cidade de João Pessoa e reflete também a saudade que eu sinto, por exemplo, de manifestações populares como a Festa das Neves”.

Presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Pedro Santos destacou que a pandemia do coronavírus e o consequente isolamento social reconfiguraram os hábitos da população. De alguma maneira, ainda de acordo com Pedro Santos, houve uma ressignificação no modo de produzir arte, onde os limites da estética são questionados a partir de novos fluxos de criatividade.

“É a partir dessa ideia que a Funesc homenageia os 436 anos da nossa capital, lançando o Projeto ‘Fluxus’, que vai reunir na mesma tela a presença física do trio instrumental Berra Boi e a projeção virtual do grande artista plástico Flávio Tavares. O resultado dessa experimentação serão três obras inéditas dedicadas à cidade de João Pessoa: uma performance, uma trilha sonora e uma pintura”, finalizou Pedro Santos.

No Rádio

A Rádio Tabajara apresentará uma edição especial do Palco Tabajara, das 20h às 22h, para comemorar a data ao som de músicas que retratem e homenageiem a capital paraibana. A transmissão (em parceria com a Usina Energisa) será nas Rádios Tabajara FM 105,5 e AM 1.110 com apresentação de Val Donato.

Para a celebração, o programa convidará sete intérpretes identificados com a cidade e conhecidos da cena paraibana: Fuba, Renata Arruda, Chico Limeira, Nathalia Bellar, Polyana Resende, Titá Moura e Maria Kamila (Os Gonzagas).  Cada convidado cantará duas canções por vez.  Além disso, será apresentado um medley de abertura e outro de encerramento com alguns desses artistas interpretando juntos canções de Genival Macêdo, compositor da música “Meu Sublime Torrão”, oficializada como o ‘Hino Popular da Cidade de João Pessoa.

Últimas