Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Funjope lança programa de apoio a profissionais do setor audiovisual

O setor audiovisual de João Pessoa ganhou um reforço, na última sexta-feira (5), com o lançamento do Programa de Apoio à Participação de Profissionais do Setor Audiovisual no ‘Ventana Sur – Mercado Audiovisual – Edição 2021’. O edital prevê apoio logístico para viabilizar a participação de produtores da cidade no evento que acontece de 29 […]

Portal Correio|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

O setor audiovisual de João Pessoa ganhou um reforço, na última sexta-feira (5), com o lançamento do Programa de Apoio à Participação de Profissionais do Setor Audiovisual no ‘Ventana Sur – Mercado Audiovisual – Edição 2021’.

O edital prevê apoio logístico para viabilizar a participação de produtores da cidade no evento que acontece de 29 de novembro a 3 de dezembro. As inscrições estão abertas e seguem até 15 de novembro.

A Funjope está estimulando e fomentando a produção audiovisual de João Pessoa em diversos níveis. Na formação, entram as oficinas e cursos de capacitação por meio do Laboratório Walfredo Rodriguez – WR.Lab e, a partir do financiamento de produções, foi garantido neste ano o volume de R$ 1,2 milhão para produção.

Além disso, foram firmadas parcerias como, por exemplo, o Cinema do Brasil. O Polo Audiovisual de Cataguases é outro parceiro que fez, inclusive, um diagnóstico do sistema audiovisual de João Pessoa, projetando um campo de atuação na área de exibição, produção, capacitação e qualificação das salas de cinema.

Publicidade

O Ventana Sur, conforme o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, é parte desse processo. “Nós entendemos o cinema e o audiovisual como indústrias e queremos que os nossos produtores participem das rodadas de conversa e negociações com os grandes players, produtores em nível nacional e internacional”, declarou.

A Funjope está oferecendo condições para que oito diretores possam participar do Ventana Sur, considerado a maior mesa de negociação do cinema da América Latina, com conexões com o cinema europeu. Assim, a fundação estimula a capacidade dos nossos produtores e vai trabalhar para instalar em João Pessoa um sistema industrial de audiovisual.

Publicidade

O chefe da Divisão de Audiovisual da Funjope, Paulo Roberto, destacou que o setor audiovisual está ligado diretamente à economia e rende mais que a indústria automobilística no país. Para ele, injetar recursos no audiovisual é, na verdade, um investimento, e o retorno será sempre maior.

Ele afirmou que esta é uma política pública voltada para os produtores executivos do setor audiovisual, cujo objetivo é dar suporte aos profissionais para que eles tenham oportunidades de viabilizar seus projetos, tendo contato direto com players do mundo todo, sejam distribuidores, streamings, canais de TV. “É mais uma ação da Funjope, através da sua Divisão de Audiovisual, para promover o setor”, ressaltou.

Publicidade

Organizado pelo Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA) e pelo MarchéduFilm – Festival de Cannes, órgãos de renome mundial, o mercado Ventana Sur é o maior ambiente destinado à negociação de obras audiovisuais.

O edital

A concessão do apoio logístico prevista no edital favorece uma credencial individual a um representante legal de empresa produtora do setor audiovisual selecionado por meio de chamada pública. Ele irá participar das atividades online previstas no Ventana Sur, totalizando até oito selecionados.

O representante da empresa contará com assessoria do Programa do Brasil para participação nas atividades remotas previstas no evento. Será incluído ainda o projeto do representante da produtora de audiovisual, selecionado através de chamada pública, em um catálogo elaborado pelo Programa do Brasil. A ideia é que seja apresentado aos players participantes do Ventana Sur.

De acordo com o cronograma, o resultado final, cumpridos todos os recursos previstos, deve ser divulgado no dia 26 de novembro. A iniciação ao Mercado Ventana Sur 2021 para os selecionados será realizada pelo Programa Cinema do Brasil. O processo será online, no dia 27 de novembro. Já a participação no Mercado Ventana Sur 2021, também remota, acontece de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2021.

Inscrições

O link para acessar o formulário de inscrições é https://forms.gle/HXvM6eck24dRdMbV9. Já o edital está disponível no link https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/licitacoes?id=5800, no Portal da Transparência.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.