Portal Correio Hazamat comemora 10 anos de carreira com show especial

Hazamat comemora 10 anos de carreira com show especial

A banda Hazamat está completando 10 anos de carreira e lançará show comemorativo no dia 18 de novembro, às 21h, no YouTube, com acesso livre e gratuito. “Para nós, esse especial é uma forma de olhar para o que construímos como grupo, nossas canções, o que elas dizem dessa trajetória e de nós hoje; de […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Foto: Ana Moraes

A banda Hazamat está completando 10 anos de carreira e lançará show comemorativo no dia 18 de novembro, às 21h, no YouTube, com acesso livre e gratuito.

“Para nós, esse especial é uma forma de olhar para o que construímos como grupo, nossas canções, o que elas dizem dessa trajetória e de nós hoje; de escolher aquelas que mais nos animam, que foram mais representativas em nossa caminhada”, diz Pedro Felipe Araújo, conhecido como PF, baterista do grupo.

Quando idealizada, a comemoração da virada de década do quarteto de rock, formado ainda por Diogo Egypto (vocal, baixo e synths), Johnny Araújo (guitarra, vozes e synth) e Pedro Guimarães (guitarra e vozes), seria feita com o pé na estrada com uma turnê que circularia principalmente pelas capitais nordestinas. Com a pandemia, o planejamento mudou, mas a vontade de celebrar não se esvaiu.  Daí surgiu o projeto de lives ‘Hazamat 10 Anos’ (disponível em https://bit.ly/3w6Knvy ), com dez shows ao vivo transmitidos pela internet, em formato acústico, promovendo interação em um momento íntimo com os fãs do grupo. 

“Com o surgimento da Lei Aldir Blanc, veio a ideia de montar um setlist especial e que fosse representativo desses 10 anos de grupo, para um registro ao vivo numa qualidade que fizesse jus à caminhada do quarteto até aqui”, explicou PF. “De certo modo, a ideia foi apresentar o show que faríamos em turnê agora num modelo ao vivo e plugados, representando a energia de tocar ‘na vera’, que talvez demonstre o modo como melhor nos vemos enquanto banda”, concluiu. 

O que começou como Molestrike, um grupo de rock formado por amigos de colégio, tornou-se, dez anos mais tarde, a família Hazamat. “Celebramos, com esse especial, nossa amizade, nossa coletividade, nosso afeto em tentar traduzir em letras e sons a possibilidade de continuarmos fazendo música juntos”, disse PF. 

Sobre a banda

Em atividade desde 2010, a Hazamat transita entre diversos territórios e gêneros musicais (hard rock, punk, pop, heavy metal, rock progressivo, MPB, entre outros) na busca por uma sonoridade predominantemente intensa e pesada, mas sempre abrindo espaço para passagens sutis e arranjos delicados. Com dois discos na bagagem [Hazamat e II] e a realização de shows e turnês por diversos estados do Brasil, a banda lançou em 2019 dois singles (Armação e Lobos de Caim) que aliam vigor sonoro e discurso afiado, ao mesmo tempo em que apontam novas referências e caminhos musicais explorados pelo grupo paraibano.

As letras costumam trazer conteúdos políticos e críticas sociais à tona, além de abordar personagens e situações do cotidiano. Nas palavras do crítico Jesuíno André, em resenha do primeiro disco publicada no site Meus Sons, a banda consegue “ousar sem parecer estranho e nem estacionar na mesmice do lugar comum” e “as letras mostram uma postura inteligente, conciliada a uma poesia quase exuberante e certo discurso contestador escondido nas entrelinhas, sem as macaquices e a típica banalidade rocker, tão comum nos novos combos”. 

Últimas