Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

IFPB prorroga inscrições para cursos técnicos e superiores; confira editais

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) prorrogou as inscrições do Processo Seletivo de Cursos Superiores – PSCS 2021.2 e também para os Cursos Técnicos Subsequentes. Nas duas opções são ofertadas, respectivamente, 1.590 e 1.240 vagas. Veja abaixo detalhes de cada oportunidade. Cursos superiores O IFPB prorrogou as inscrições do Processo […]

Portal Correio|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) prorrogou as inscrições do Processo Seletivo de Cursos Superiores – PSCS 2021.2 e também para os Cursos Técnicos Subsequentes. Nas duas opções são ofertadas, respectivamente, 1.590 e 1.240 vagas. Veja abaixo detalhes de cada oportunidade.

Cursos superiores

O IFPB prorrogou as inscrições do Processo Seletivo de Cursos Superiores – PSCS 2021.2 até o dia 30 de julho de 2021. São 1.590 vagas distribuídas por 10 campi. As inscrições são realizadas exclusivamente no endereço eletrônico estudante.ifpb.edu.br.

O processo de seleção permite que o candidato escolha uma das notas das edições do Enem de 2017, 2018, 2019 ou 2020. Essa ampliação da utilização das notas do Enem é uma iniciativa que visa dar oportunidades àqueles que por algum motivo não puderam fazer o último Enem.

Uma informação importante é que no ato da inscrição o candidato não precisará escolher a maior nota das últimas edições, pois o próprio sistema de tecnologia do IFPB, em parceria com o INEP, identifica automaticamente a nota com melhor desempenho pelo CPF do candidato e insere no sistema pra análise.

Publicidade

As vagas do PSCS 2021.2 estão distribuídas pelos campi Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa. No momento da inscrição, o candidato poderá indicar até duas opções de cursos na ordem de preferência entre as mais de 40 opções disponíveis. O Instituto reserva 50% das vagas para ações afirmativas do sistema de cotas.

O candidato que prestou provas em mais de uma das edições do Enem elencadas (2020, 2019, 2018, 2017) terá validada como opção de concorrência a edição do exame em que obteve o melhor desempenho. O resultado final do processo está previsto para 14 de agosto.

Publicidade

Acesse aqui o edital completo.

Cursos Técnicos Subsequentes

Foram prorrogadas até o dia 29 de julho de 2021 as inscrições para os Cursos Técnicos Subsequentes do IFPB. Se o interessado concluiu o ensino médio e quer fazer um curso profissionalizante gratuito, o IFPB está ofertando 1.240 vagas, distribuídas em 18 campi.

Publicidade

O candidato não precisa fazer prova de seleção, pois todo o processo será por meio da análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática. As inscrições podem ser feitas exclusivamente mediante o preenchimento do formulário eletrônico no Portal do Estudante do IFPB. 

Para conhecer melhor as opções, o candidato pode acessar o Catálogo de Cursos do Instituto Federal. Nele o estudante encontrará vídeos informativos sobre a estrutura física do curso, o perfil e onde pode atuar no mercado de trabalho.

As vagas para o Processo Seletivo de Cursos Técnicos – PSCT 2021.2 contemplam os campi de Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Esperança, Itabaiana, João Pessoa, Mangabeira, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Soledade, Sousa e Sumé, este último como polo EaD do campus Cabedelo Centro com o curso de Técnico em Guia de Turismo, que também será ofertado em Areia .

Para os interessados no Curso Técnico em Instrumento Musical ofertado pelos campi João Pessoa e Monteiro, além dos requisitos de análise de desempenho escolar, o candidato passará por uma avaliação musical de caráter classificatória (não eliminatória), que ocorrerá por vídeo a ser submetido pela internet através do YouTube.

Também neste caso, o Instituto Federal da Paraíba reserva 50% das vagas para sistema de cotas e o candidato deverá optar apenas por um curso. O resultado final está previsto para o dia 17 de agosto. 

Acesse os editais:

Cursos SubsequentesCurso Subsequente em Instrumento Musical

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.