Imposto de Renda 2022: organize seus documentos!

O prazo final para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022 está chegando, terminará neste dia 31 de maio, mas ainda tem muita gente que não realizou o procedimento. E, não raro, isso ocorre porque os documentos necessários para o preenchimento da declaração não estão acessíveis aos contribuintes. Pensando […] The post Imposto de Renda 2022: organize seus documentos! first appeared on Portal Correio.

Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio

O prazo final para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022 está chegando, terminará neste dia 31 de maio, mas ainda tem muita gente que não realizou o procedimento. E, não raro, isso ocorre porque os documentos necessários para o preenchimento da declaração não estão acessíveis aos contribuintes.

Pensando nisso, o coordenador do curso de Ciências Contábeis do Unipê, Prof. Cristiano Fonseca, listou uma série de passos para organizar a documentação básica necessária  para declarar o Imposto de Renda. Confira os principais:

1. Informe de rendimentos para celetistas: para quem tem carteira assinada, um primeiro e importante passo é ter os contracheques de 2021, mas peça à empresa o informe de rendimentos do ano-calendário. Nele constará o quanto recebeu da empresa, incluindo férias e 13º salário, e o quanto que pagou de INSS e IR;

2. Informe de rendimentos dos bancos e corretoras: depois atente-se aos informes de bancos e corretoras, pois serão necessários, por exemplo, na declaração de bens e direitos, de rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva ou rendimentos isentos e não tributáveis;

3. Recibos ou notas de despesas: para toda despesa que você teve é possível solicitar uma nota fiscal do serviço contratado (ou, no mínimo, um recibo com CNPJ, valor e período do serviço). Isso vale para gastos com saúde (planos odontológicos e médicos, por exemplo, e serviços particulares) e com educação (faculdades, escolas, menos cursos de línguas). Essa documentação ajudará na dedução do valor do imposto devido a ser pago;

4. Dependentes: caso tenha dependentes, não esqueça de colocá-los. Isso vale para cônjuge e filhos com até 21 anos de idade ou com até 24 anos de idade, caso estejam cursando uma graduação.

Nesse caso específico, o professor ainda chama a atenção das pessoas: caso o/a cônjuge e/ou filho/a trabalhem, é preciso dos informes de rendimentos e todas as despesas deles. “Se eu colocar algum dependente, mas não informar o quanto ele recebeu, porque ele trabalha, vou acabar caindo na malha fina. A Receita Federal já sabe que trabalha, mas eu não informei na declaração”, explica. “De uma forma geral, todos esses documentos apresentados são os que você precisa ter sem ficar com a preocupação de cair na malha fina”, pontua.

Quer ser um expert na área de ciências contábeis?  

No Unipê você pode se tornar um expert em ciências contábeis, por meio de uma formação sólida: teórica, metodológica e prática. Aprenda com profissionais da área e estimule o seu conhecimento. Para saber mais detalhes sobre o curso, basta clicar aqui.

The post Imposto de Renda 2022: organize seus documentos! first appeared on Portal Correio.

Últimas