Portal Correio Inmet alerta toda a Paraíba para chuvas intensas; interior pode registrar temporais com raios e ventos de até 100 km/h

Inmet alerta toda a Paraíba para chuvas intensas; interior pode registrar temporais com raios e ventos de até 100 km/h

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas para toda a Paraíba. Os avisos são válidos até as 10h desta segunda-feira (27). O alerta amarelo (perigo potencial) abrange na totalidade as regiões da Zona da Mata e Agreste e parte da Borborema e do Sertão. De acordo com o comunicado, as chuvas […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Foto: Reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas para toda a Paraíba. Os avisos são válidos até as 10h desta segunda-feira (27).

O alerta amarelo (perigo potencial) abrange na totalidade as regiões da Zona da Mata e Agreste e parte da Borborema e do Sertão.

De acordo com o comunicado, as chuvas podem ser acompanhadas de ventos fortes, com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h. A previsão indica ainda que pode chover 50 milímetros por dia ou entre 20 e 30 milímetros por hora.

Já o alerta laranja abrange (perigo) 47 municípios da Borborema e do Sertão. (Veja a lista no fim da matéria.)

Nessas localidades, são esperadas precipitações de até 100 milímetros por dia ou de até 60 milímetros por hora. Ainda conforme o aviso, podem ocorrer ventos de até 100 km/h.

Recomendações

Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e incidência de raios.

Devido à possibilidade de descargas elétricas, o Inmet orienta que a população de áreas afetadas pelas chuvas não estacionem veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

Durante o mau tempo, também é recomendado que se evite utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Para as cidades sob alerta laranja, o Inmet orienta que os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia sejam desligados, se possível.

Em caso de emergências, a população deve acionar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Municípios sob alerta laranja

Água Branca Aguiar Boa Ventura Bom Jesus Bonito de Santa Fé Cachoeira dos Índios Cajazeiras Camalaú Carrapateira Conceição Coremas Curral Velho Diamante Ibiara Igaracy Imaculada Itaporanga Juru Manaíra Marizópolis Monte Horebe Monteiro Nazarezinho Nova Olinda Olho d’Água Ouro Velho Pedra Branca Piancó Prata Princesa Isabel Santa Helena Santa Inês Santana de Mangueira Santana dos Garrotes São João do Rio do Peixe São João do Tigre São José da Lagoa Tapada São José de Caiana São José de Piranhas São José de Princesa São Sebastião do Umbuzeiro Serra Grande Sousa Sumé Tavares Triunfo Zabelê

Últimas