Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

João Pessoa tem ações alusivas ao Dia da Luta da Pessoa com Deficiência nesta terça-feira

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa realiza, nesta terça-feira (28), uma ação alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Serão ofertados diversos serviços de saúde voltados, exclusivamente, para este público. As atividades acontecerão das 8h às 16h na Policlínica Municipal de Jaguaribe. A programação será iniciada com uma apresentação […]

Portal Correio|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa realiza, nesta terça-feira (28), uma ação alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Serão ofertados diversos serviços de saúde voltados, exclusivamente, para este público. As atividades acontecerão das 8h às 16h na Policlínica Municipal de Jaguaribe.

A programação será iniciada com uma apresentação do coral de Libras da SMS – Mãos que Multiplicam Saúde, seguida de atividades físicas do programa João Pessoa Vida Saudável. Durante todo o dia, o público-alvo terá acesso a consultas e exames especializados; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais; vacinação contra hepatite B e dT; exame PSA para câncer de próstata; práticas integrativas e complementares em saúde; oficinas de automassagem e relaxamento; palestras sobre saúde mental e prevenção ao suicídio; além de orientações de nutrição, fisioterapia, tabagismo e os benefícios da equoterapia.

De acordo com Andressa Cavalcanti, coordenadora da área técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência, a Rede Municipal de Saúde oferece assistência a esta população durante todo o ano.

“Essa ação será um dia especial de cuidados de várias áreas de saúde para as pessoas com deficiência. Porém, o atendimento a este público é permanente, por meio dos serviços especializados e ações que promovem a acessibilidade às diversas deficiências, seja física, auditiva, visual ou intelectual”, afirmou.

Publicidade

A Prefeitura de João Pessoa conta com dois centros especializados no cuidado para as pessoas com deficiência, que disponibilizam serviços com a finalidade de incluir e reabilitar os usuários dentro de suas necessidades, proporcionando conforto e assistência humanizada. Os atendimentos podem ser individuais ou coletivos, conforme a necessidade de cada usuário.

Serviço

O Centro de Reabilitação e Cuidado da Pessoa com Deficiência atende aos públicos de todas as faixas etárias, ofertando atendimento multidisciplinar. No local são distribuídos insumos e medicamentos específicos para as pessoas com deficiência física ou intelectual atendidas pela rede municipal.

Publicidade

Além disso, é referência para os serviços de órteses, próteses e ostomizados. O serviço está localizado em prédio anexo à Policlínica Municipal de Jaguaribe, na Rua Alberto de Brito, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Os telefones para contato são: 3214-3427 e 3214-1394.

Já o Centro de Referência Municipal de Inclusão à Pessoa com Deficiência (CRMIPD) atende a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, com paralisia cerebral, síndrome de down, microcefalia e outras deficiências. Também oferece atendimento multidisciplinar entre as especialidades de psicologia, psiquiatria, neuropediatria, fonoaudiologia, fisioterapia, musicalização infantil, terapia ocupacional e educação física. O serviço está localizado na Avenida Otto Feio da Silveira, n°161, Pedro Gondim, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em caso de dúvidas ou para obter mais informações, a população pode ligar para 3218-9807.

Publicidade

Para ter acesso aos atendimentos em algum dos dois centros, o usuário ou o responsável deve se dirigir diretamente ao serviço, apresentando cópia dos documentos pessoais, cartão SUS, comprovante de residência e laudo que comprove a deficiência para a abertura do cadastro.

Além dos centros especializados, a Rede Municipal de Saúde disponibiliza profissionais para atender aos usuários surdos na Língua Brasileira de Sinais (Libras) em serviços como policlínicas, unidades de pronto atendimento (UPAs), unidades de saúde da família (USFs) e Ouvidoria da Saúde.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.