Portal Correio Live de Cinema do Fest Aruanda recebe a cineasta Tizuka Yamazaki

Live de Cinema do Fest Aruanda recebe a cineasta Tizuka Yamazaki

Depois de receber Luiz Carlos Vasconscelos, Paulo Betti, Braulio Tavares e Carla Camurati, o projeto Live de Cinema, do Projeto de Extensão Aruandando no Campus, encerra essa temporada com a cineasta Tizuka Yamazaki. Com mediação do professor e produtor do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, Lúcio Vilar, a conversa terá como tema “Os Caminhos da […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Tizuka Yamazaki (Foto: Divulgação/Instituto de Cinema)

Depois de receber Luiz Carlos Vasconscelos, Paulo Betti, Braulio Tavares e Carla Camurati, o projeto Live de Cinema, do Projeto de Extensão Aruandando no Campus, encerra essa temporada com a cineasta Tizuka Yamazaki. Com mediação do professor e produtor do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, Lúcio Vilar, a conversa terá como tema “Os Caminhos da Liberdade no Cienma Brasileiro” e será transmitida, ao vivo, pelo canal do Fest Aruanda no YouTube às 18h, na próxima quarta-feira (10). 

Tizuka Yamasaki formada em cinema e audiovisual na Universidade de Brasília (UNB) e na Universidade Federal Fluminense (UFF), ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais no cinema, como: Encantados, Gaijin – Caminhos da Liberdade, Gaijin – Ama Me Como Sou, Parahyba Mulher Macho, baseado na história real da poetisa feminista Anayde Beiriz (interpretada por Tânia Alves), namorada de João Dantas, o assassino e rival político de João Pessoa, cuja morte foi o estopim para a mobilização armada da Revolução de 1930; entre outros.

Tizuka Yamasaki também dirigiu filmes voltados para o público infanto-juvenil na década de 90 como os principais filmes da apresentadora Xuxa Meneghel e o sucesso de bilheteria de ‘Lua de Cristal’. Ela destacou-se profissionalmente no audiovisual como diretora de novelas, séries e minisséries para TV como: Kananga do Japão (TV Manchete), O Pagador de Promessas (TVGlobo), As Brasileiras – (TVGlobo), etc. Desde 1988, ministra cursos livres para atores e realizadores, além de palestrante em Universidades como a USP, Unicamp, Dartmouth College e Havard University USA, Universidade de Tokio, e jurada de Festivais no Brasil e no Exterior. 

O projeto de extensão Aruandando no Campus, responsável pela Live de Cinema, é um braço do Fest Aruanda na Universidade Federal da Paraíba. O festival, neste ano, será realizado de 9 a 15 de dezembro de forma híbrida, na rede Cinépolis, no Manaíra Shopping e pela plataforma Aruanda Play. 

Últimas