Portal Correio Monteiro oferta exames de espirometria e se torna pioneira no Cariri paraibano

Monteiro oferta exames de espirometria e se torna pioneira no Cariri paraibano

A Secretaria de Saúde do Municípioede Monteiro estará ofertando à população monteirense, nos próximos dias, em data e local ainda a serem definidos, exames de Espirometria, que é o exame para mensurar a quantidade de ar nos pulmões, sendo muito frequente a solicitação por médicos para o diagnóstico do extenso grupo de doenças pulmonares. Os […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Monteiro)

A Secretaria de Saúde do Municípioede Monteiro estará ofertando à população monteirense, nos próximos dias, em data e local ainda a serem definidos, exames de Espirometria, que é o exame para mensurar a quantidade de ar nos pulmões, sendo muito frequente a solicitação por médicos para o diagnóstico do extenso grupo de doenças pulmonares. Os exames serão ofertados de forma gratuita através da Atenção Básica.

Durante os meses de setembro e outubro de 2021, com o pronto apoio da prefeita Ana Lorena e da secretária de Saúde Ana Paula, a fisioterapeuta do município de Monteiro, Frankilma Lima, esteve participando do curso de formação técnica em Espirometria oferecido mediante parceria do Ministério da Saúde com o Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC- UFMG).

A capacitação contou com um curso teórico de 12 módulos em ambiente virtual e um curso presencial realizado na cidade de Belo Horizonte-MG. Sob a tutoria da pneumologista e coordenadora do Ambulatório de Doenças Pulmonares do HC-UFMG, Dra. Eliane Viana Marcuzzo, o curso ofereceu aos formandos complexos e aprofundados conhecimentos técnicos acerca do manejo e da interpretação do exame espirométrico.

Apenas 100 cidades do Brasil foram contempladas com a capacitação, sendo tão somente quatro cidades da Paraíba: Monteiro, Cajazeiras, Esperança e Queimadas, as quais abraçaram a oportunidade de adesão ao processo formativo, que objetivou capacitar técnicos para atenderem, na Atenção Primária à Saúde – APS, as pessoas que necessitam do exame.

A fisioterapeuta do município de Monteiro, Frankilma Lima, declarou que, não raramente, os monteirenses necessitam se deslocar até o município de Campina Grande para realizarem tal exame no setor privado de saúde, e que agora poderão realizá-lo em nosso município de maneira totalmente gratuita.

Ela finalizou agradecendo à equipe do centro de Telessaúde HC-UFMG, pela capacitação, bem como à Prefeitura e à Secretaria de Saúde do município de Monteiro, pela oportunidade e pela irrestrita adesão ao projeto. “Fico feliz e bastante lisonjeada de enfatizar que a nossa cidade agora conta com uma técnica em espirometria em benefício de todos os munícipes”, disse Frankilma.

Últimas