Portal Correio Município do Cariri tem 1º Festival de Queijo com capacitação e disputa entre restaurantes

Município do Cariri tem 1º Festival de Queijo com capacitação e disputa entre restaurantes

Soledade terá neste mês de setembro o 1º Festival de Queijo. O evento faz parte das comemorações de 136 anos de emancipação do município e integra o projeto de capacitação dos trabalhadores e requalificação da BR-230, que se tornará ‘vitrine’ das potencialidades da cidade, localizada no Cariri paraibano. No evento, que começa dia 8 de […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Foto: Divulgação

Soledade terá neste mês de setembro o 1º Festival de Queijo. O evento faz parte das comemorações de 136 anos de emancipação do município e integra o projeto de capacitação dos trabalhadores e requalificação da BR-230, que se tornará ‘vitrine’ das potencialidades da cidade, localizada no Cariri paraibano.

No evento, que começa dia 8 de setembro e vai até o dia 18, haverá capacitação para venda e divulgação do queijo, festival gastronômico temático e ainda competição entre os produtores do laticínio. 

O queijo é uma das especiarias da região, já que a pecuária leiteira faz parte da tradição, assim como a caprino e ovinocultura. Por isso, os produtores vão receber uma capacitação da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), que também atua na fabricação do alimento. Os trabalhadores ainda serão orientados sobre a forma correta de embalar a especiaria, como vender nas redes sociais e trabalhar nas relações pessoais. 

A programação conta com um Festival Gastronômico – um chefe de cozinha disponibilizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) tem orientado restaurantes, que entre os dias 16,17 e 18 de setembro vão precisar preparar um prato que contenha queijo – o ingrediente que é tema da festividade. Cerca de 15 estabelecimentos vão participar do evento, que conta ainda com competições do maior queijo produzido e da pessoa que mais consumir o item.

Durante a programação, artesãos e pequenos empreendedores também vão poder vender os produtos, que vão de confecção de bonecas a artigos de couros, bordado e esculturas. Para o prefeito do município, Geraldo Moura Ramos, o Festival faz parte da agenda de desenvolvimento da cidade – que conta com um plano de ação de capacitação e valorização das potencialidades, indo do cinema à produção de biscoitos de mulheres agricultoras. 

“Temos investido em nossos trabalhadores, trazendo capacitação, valorizando o empenho que eles depositam em Soledade. Nosso objetivo é transformar essa cidade em um município que sabe aproveitar as oportunidades, que reconhece sua vocação e faz disso a principal ferramenta para o crescimento e geração de renda”, pontuou.

Um projeto em andamento no município é o de transformar as margens da BR-230 uma ‘vitrine da história’ da cidade.  A proposta é iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Sebrae e faz parte do projeto de requalificação do local. A requalificação acontece para acompanhar o crescimento do município. 

Em breve, um pólo industrial será implantado no município, para abrigar empresas de minério, já que Soledade polariza com mais de dez cidades que produzem o elemento. O núcleo que será instalado deve atrair diversas empresas, trazendo desenvolvimento para a região, a partir da geração de empregos para a população do município e do Cariri.

Últimas